Projetos em favor do idoso e de combate ao câncer serão votados hoje

Aprovados pelas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, os projetos de lei de número 179/2013, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB); e o 199/2013, do vereador Estéfano Menudo (PSB), serão votados em primeira discussão na reunião desta segunda-feira, 10, prevista para começar às 15h. O primeiro determina espaço de lazer para idosos nas praças e parques públicos do Recife e, o segundo, institui a Política Municipal de Prevenção e Combate aos Cânceres de Próstata e de Pênis no município.

O projeto do vereador Almir Fernando prevê que os locais reservados para lazer de idosos nas praças públicas, espaços com finalidade de práticas de jogos, deverão receber mesas, bancos fixos apropriados para prática de diferentes jogos, como xadrez, damas, baralho e outras atividades. “A população idosa está aumentando gradativamente; com isso a nossa preocupação em oferecer espaços de convivência, de fortalecimento de vínculos, são importantes, tendo em vista as atividades oferecidas e o quanto eles participam. Um idoso pode enfrentar o dilema de ter que decidir como ocupar seu tempo, mas nessa fase da vida o que ele mais precisa e se manter ativo”, disse o vereador.

Para ele, o idoso tem poucos espaços físicos disponíveis e adequados. Poir isso, defende que é prerciso criar esses ambientes que incentivem uma vida comunitária, que resgatem os ciclos de vida das pessoas idosas, que atraiam as gerações e estendam a casa para rua. “Espaços estes que seja extensos e onde o lazer seja colocado como diretriz. Faça a proposta  refletindo sobre as necessidades comunitárias de recreação e diversão de todas as gerações, principalmente para a população idosa. Os espaços parecem ser cabíveis em qualquer núcleo urbano, em qualquer plano de expansão dos gestores”, justificou.

 

Já o projeto de lei 199/2013, de Estéfano Menudo, insitui a Política de Prevenção e Combate aos Cânceres de Próstata e Pênis e diz que ela tem como objetivos: promover em todas as unidades da rede pública de saúde do município conscientização sobre a necessidade de realização do exame para diagnóstico e tratamento dos Cânceres de Próstata e Pênis, a fim de investigar precocemente a doença; estimular, por meio de campanhas anuais, a realização de exames especializados na detecção destes tipos de cânceres; desenvolver campanhas de esclarecimento da população masculina sobre as doenças, principalmente sobre os sintomas e as formas de tratamento; entre outros.

O projeto assegura, ainda, que “todo homem com diagnóstico de cânceres de próstata ou pênis deverá receber acolhimento humanizado, respeitoso e ser cuidado em ambiente adequado ao seu tratamento, que respeite sua dignidade e confidencialidade”. Além disso, estabelece que será obrigatória a orientação ao paciente ou responsável legal dos potenciais riscos e efeitos colaterais vinculados ao uso de medicamentos no tratamento dos cânceres de próstata e pênis.


Em 10.03.2014, às 10h45.