Promotor recebe medalha José Mariano

O promotor de justiça Marcellus Ugiette recebeu das mãos do vereador Estéfano Menudo (PSB) a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Casa. o vereador disse que "hoje é um dia muito especial porque, além de ser minha primeira homenagem na Câmara do Recife, a pessoa agraciada é especialmente merecedora". O vereador citou Liberato Costa Júnior, ex-vereador por décadas, que o aconselhou a somente outorgar a Medalha a quem de fato a merecesse por ter sido José Mariano um libertário. Menudo seguiu à risca o ensinamento do mestre e só agora, com sete anos de legislatura, homenageou alguém com a comenda.

Estéfano Menudo ressaltou que o homenageado é filho de uma professora primária e pai vendedor. Estudou sempre em escola pública e terminou o ensino médio no Colégio Estadual de Pernambuco, na Rua da Aurora. Formou-se em direito pela Universidade Católica do Recife (1981), é pós graduado em ciências jurídicas e criminais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2001. Autor de 12 teses na área de direito processual penal e direito penal – todas aprovadas, autor de 08 artigos sobre direito penal e direito processual penal, professor de direito penal, processo penal e execução penal.

Promotor de justiça concursado desde 1986, atuou nas cidades de Belém do São Francisco, Floresta, Cabrobó, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Sertânia, Custódia, Betânia, Escada, Palmares, Ribeirão, Água Preta, varas do tribunal do júri da capital, 11ª vara criminal do Recife e desde 2001 é promotor de justiça das Execuções Penais do estado de Pernambuco. “Recebeu o prêmio promotor do ano de 1999. Recebeu em 2010 o prêmio de Direitos Humanos concedido pela Unijus, bem como em 2010 prêmio de destaque do ano concedido pela revista Total. Mas não para por aí. Coleciona prêmios e medalhas".

O autor da proposta frizou que Marcellus vem se destacando na área que trata dos direitos humanos, em especial para a melhoria no atendimento dos custodiados nas unidades prisionais do estado, respeito às leis e dignidade da pessoa humana, com o objetivo de que as pessoas encarceradas possam retornar ao convívio social da melhor maneira possível, não voltando a reincidir na delinquência.

Maria Bernadete Aragão, representante da Associação do Ministério Público de Pernambuco, lembrou que teve a honra de participar desse momento tão importante da vida pública do colega. “Por coincidência hoje é o Dia Nacional do Ministério Público, uma data festiva e importante. Expresso nosso agradecimento aos membros desta Casa”.

Marcellus Ugiette agradeceu a todos os presentes, e compartilhou com colegas de trabalho a homenagem prestada. “Ninguém chega sozinho, por isso minha especial gratidão à equipe. Agradeço a minha mãe pois foi ela quem me ensinou os primeiros passos em Direitos Humanos”.

O promotor lembrou que cada um como operador do Direito precisa partilhar democraticamente com todos, mais que isso, é preciso ser empreendedor social. “A sociedade exige de nós fazer mais, especialmente em um  Estado cujo Direito Penal é punitivo. É mais fácil para o governo colocar as pessoas na cadeia, do que investir em educação, saúde, dignidade. Já ouvi dizer aquele é o promotor que defende bandidos, eu no entanto defendo o Direito das pessoas”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa afirmou que esta Casa é um palco de debates e que hoje era um dia diferente. “Nosso companheiro Menudo chegou aqui simples e humilde e acabou andando com as próprias perna e se tornando um bom representante do povo do Recife”.

 

Em 14/12/2014 às 20h14.