Proposta defende presença de doulas durante trabalho de parto
O vereador explica que a doula é uma assistente de parto. Ela pode acompanhar a gestante em todo período de gestação até os primeiros meses após o parto. A finalidade é dar à mulher suporte físico e emocional durante a gravidez, parto e pós-parto. “A proposta se fundamenta na regulamentação de práticas já existentes nas maternidades públicas do Recife e em leis já vigentes em outros municípios”.
Antônio Luiz Neto lembra, entretanto, que a presença da doula acontece quando a mesma é solicitada pelas parturientes, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos médicos. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde e Ministérios de Saúde de diversos países, entre os quais o Brasil, reconhecem a profissão de doulas, já classificada no Ministério do Trabalho.
O parlamentar argumenta ainda que pesquisas realizadas na última década demonstraram que com a supervisão de uma doula o parto evolui com maior tranquilidade e rapidez, menos dor e complicações, maternas e fetais. Ele acredita que com a regulamentação de uma lei haverá redução de custos para os sistemas de saúde do Recife, porque pode diminuir a intervenção de médicos na internação de mães e bebês.
Em 17.01.2019 às 11h24.