Próxima Upinha do Recife homenageará Eduardo Campos

Uma das obras que marcam a gestão socialista no Recife, as Upinhas 24 horas foram anunciadas como um novo padrão no serviço de Atenção Básica de Saúde pelo prefeito Geraldo Júlio. Agora, por iniciativa do vereador Estéfano Barbosa (PSB), a próxima unidade a ser inaugurada na capital pernambucana receberá o nome do ex-governador Eduardo Campos, líder maior do partido, morto em 13 de agosto deste ano.

“Este é um reconhecimento mínimo pelo legado deixado pelo ex-governador”, afirmou Estéfano Menudo, na justificativa do projeto de lei 191/2014, que já se encontra em análise nas comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.  A primeira Upinha 24 horas inaugurada pelo prefeito Geraldo Júlio,  na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalho, recebeu o nome do Doutor Moacyr André Gomes, em janeiro deste ano. Até 2016, a Prefeitura entregará 20 Upinhas 24h em toda a cidade

 

Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu no Recife em 10 de agosto de 1965. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde começou sua militância política como presidente do Diretório Acadêmico. Em 1986, participou da campanha à reeleição de Miguel Arraes, seu avô, ao governo de Pernambuco, tornando-se seu chefe de gabinete.

 

Em 1990, filiou-se ao PSB, pelo qual foi eleito deputado estadual. Chegou ao Congresso Nacional em 1994 e, no ano seguinte, foi secretário do governo e da Fazenda. Foi reeleito em 1998 para a Câmara Federal como deputado mais votado de Pernambuco. Seu terceiro mandato como deputado veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, assumiu a pasta de Ciência e Tecnologia e, em 2005, chegou à presidência nacional de seu partido.

 

Foi eleito governador de Pernambuco em 2006. Com índices altos de popularidade e governo bem avaliado, conquistou a reeleição ainda no primeiro turno, tornando-se o governador mais bem votado do Brasil em 2010. Nesse ano, lançou-se candidato à Presidência pelo PSB. Morreu em 13 de agosto deste ano em um grave acidente aéreo em Santos.

 

Em 13.10.2014, às 12h10.