Quadrilheiros recebem homenagens na Câmara

O mês de junho é particularmente festivo em todo nordeste. Afinal é São João. É tamanha a importância desse segmento que a presidente Dilma Roussef instituiu o 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro. Recife não ficou atrás e criou também, no 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro. A lei é de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na justificativa ele explicou que os quadrilheiros são pessoas íntegras que se preparam durante meses para levar alegria e a cultura da festa de São João aos arraiais em vários bairros. O vereador homenageou, na tarde desta sexta-feira 27, na Câmara do Recife, a quadrilha junina Raio de Sol, a Arrailzinho do Cordeiro e a Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe).

Almir enalteceu a figura do quadrilheiro e o trabalho social que realiza nas comunidades. Para ele, o trabalho dessas pessoas vai além do incentivo à cultura e se configura como importante ferramenta de ação social e educativa. “Crianças, jovens e adultos se envolvem a ponto de tornar a quadrilha extensão de suas famílias, cujo principal objetivo é a união, o respeito ao próximo, a cordialidade, incentivando o companheirismo e a amizade”.

Mas não é só isso. Almir enfatizou que as festas juninas do Recife e Caruaru colocam Pernambuco no calendário brasileiro como a maior festa de São João do país. Por isso ele disse que reconhece a importância do quadrilheiro junino como agente de manifestação cultural e de geração de emprego e renda nas comunidades. “Todos os anos incentivo e apoio a festa do Alto José do Pinho, no arraial Forrofacil, pois acredito que dessa forma valorizo a cultura de nosso estado, incentivando a economia da região. São seis noites de festas, diversão e fonte de renda para os moradores da comunidade”.

A presidente da Fequajupe, Michelly Miguel, agradeceu as homenagens prestadas e pediu apoio dos governos, bem como a criação e incentivo de mais políticas públicas para desenvolver o segmento. “Espero que os governantes se preocupem mais com os quadrilheiros para que tenhámos melhores condições de trabalho”. Almir Fernando informou que está pedindo à Prefeitura do Recife que crie o quadrilhódromo, espaço permanente de trabalho dos quadrilheiros.Também solicitou subvenção para ajudar às quadrilhas”.

 

Em 27/06/2014 às 16h24