Rádio Jornal é homenageada em reunião solene
A homenagem, disse ele, foi aprovada pela unanimidade dos 39 vereadores da casa de José Mariano. “Por isso, é uma homenagem desta casa legislativa a uma rádio que tem uma equipe de profissionais brilhante, que tem comando e gestão, e que é nordestina”, acrescentou Vicente André Gomes. A solenidade começou às 11h com a execução do Hino Nacional e foi presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PT). Compuseram a mesa, além dos dois vereadores, o superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Rodolfo Tourinho; o diretor da Rádio Jornal, Paulo Fernandes; o diretor Comercial da Rádio, Élton Rocha e a gerente de Marketing do SJCC, Andréa Pontual.
Antes de entregar a placa comemorativa aos 65 anos da Rádio Jornal, Vicente André Gomes fez um relato da história da emissora e ressaltou a importância dela para a comunicação e a cultura do Recife e de Pernambuco como um todo. Ele relembrou um episódio que aconteceu em 1979, quando foi estudante de residência médica, em São Paulo. “Lá, eu sintonizava a rádio para acompanhar a história do Recife. Era a única que conseguia transmitir para tão distante e isso me enchia de orgulho. O jornalismo local fazia história e a rádio rompia com o imperialismo do Sul-Sudeste”, afirmou. Ele também fez questão homenagear funcionários que fizeram parte da história da comunicação e da cultura do Estado, a exemplo de Mario Sete, Valdemar de Oliveira, Fernando Castelão, Brivaldo Franklin, Emílio Duarte, Edson Neri da Fonseca e José Mário Austregésilo.
“A Rádio Jornal soube construir a sua qualidade e sua liderança”, observou. Ele também saudou o empresário João Carlos Paes Mendonça, que em 1986 adquiriu o Sistema Jornal do Commercio, onde a rádio está abrigada. “Com a capacidade empresarial do meu amigo João Carlos, a Rádio Jornal passou a ter um brilho incandescente. Tenho orgulho de sabê-lo à frente desta rádio”, disse. Em seguida, citou os nomes de profissionais que atualmente compõem a rádio, como Ednaldo Santos, Geraldo Freire, Graça Araújo, Gino César e Haroldo Costa. “Também presto homenagem aos técnicos que de forma anônima, trabalham no dia a dia da rádio”, disse.
Após o discurso do vereador, o superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Rodolfo Tourinho, foi convidado a falar em nome da Rádio Jornal. Ele agradeceu a homenagem e disse que ele mesmo homenageava Paulo Fernandes, que há 35 anos é o diretor da Rádio Jornal. Foi a vez de Fernandes agradecer a todos os vereadores e disse que dividia a homenagem com todos os funcionários da empresa. Em seguida, resumiu o histórico da rádio e disse que dois empresários são fundamentais nesses 65 anos, que são F. Pessoa de Queiroz, o fundador; e João Carlos Paes Mendonça, que reergueu o sistema. “Hoje, a Rádio Jornal é formadora de opinião, prestadora de serviço, educadora e defensora dos direitos do cidadão recifense e pernambucano”, disse Fernandes.
A Rádio Jornal do Commercio, conhecida por Rádio Jornal, foi fundada em 3 de julho de 1948, por F. Pessoa de Queiroz. Fazia parte de um conglomerado de empresas jornalísticas, cujo carro-chefe era o Jornal do Commercio e do qual fazia parte também o Diário da Noite. Seu slogan, Pernambuco Falando para o Mundo, era conhecido, porque a emissora iniciou com transmissores potentes em ondas curtas e médias, que alcançavam todo o mundo, na época a mais moderna estação de rádio do Brasil. Na década de 1970, a empresa entrou em crise financeira, quando fechou o Diário da Noite, e o controle acionário passou para o empresário João Carlos Paes Mendonça, do Grupo Bompreço. A emissora, então já sucateada, foi recuperada e retomou a liderança regional.
Atualmente forma uma rede regional com programação própria transmitida do Recife do interior do estado: Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Pesqueira e Petrolina. Em 1996 entrou na era da Internet, confirmando seu slogan. Foi a primeira emissora de rádio da América Latina a transmitir sua programação pela Web.
Em 14.06.2013, às 12h54.