Raul denuncia falta de atendimento nas USF

Levantamento realizado pelo gabinete do vereador Raul Jungmann (PPS) identificou que 70% das Unidades de Saúde Familiar (USF), ou 45 das 163 estavam fechadas na sexta-feira passada, totalizando 20% delas. Ele disse na tarde desta terça-feira 13, na Câmara do Recife, que é prática dessas unidades fecharem nesse dia e período. “Das 45 unidades, 35 estavam completamente fechadas, sete em reforma, e três em reunião interna de avaliação. Isso significa 68,1% das unidades visitadas no período da tarde. Ao todo são 123 Unidades na cidade. O grave é que essas Unidades são a porta de entrada para o SUS”.

Jungmann disse que tinha essa informação do não atendimento às sextas-feiras, mas não acreditou. Por isso foi ver de perto para constatar se estavam de fato sem atender. O vereador entende que os funcionários não cumprem o contrato de 40 horas de trabalho semanais. “Tenho foto de todas elas. As abertas, as fechadas e as que estavam em reunião. Não faço isso por oposição simplesmente, mas por cidadania”.

Carlos Gueiros (PTB) disse que o assunto de fato não se restringe à oposição, mas a forma de tratar sim. Ele disse que há meses fez levantamento no Ibura e constatou o fechamento. No entanto, não veio à tribuna, preferindo encaminhar relatório por meio de requerimento aprovado na Casa, pedindo explicações. “Semana passada, cobrei providências”.

Priscila Krause (DEM) frisou que a denúncia é de uma gravidade nunca vista antes nessa Casa. Ela ponderou que o fechamento por si só já é grave, não há justificativa. “O fechamento dessas unidades impedem que pessoas que tomam remédio continuado possam pegar na farmácia. Precisamos de respostas e providências urgentes”. Aline Mariano (PSDB) considera muito grave o fechamento porque não há dia para se adoecer. Ela sugeriu convidar o secretário de Saúde para  prestar os esclarecimentos necessários. “A convocação pode ser feita através da Comissão de Saúde dessa Casa”.

Gilberto Alves (PTN) ressaltou que a política da Prefeitura é de expansão desses serviços, incluindo as Upinhas 24 Horas. Esclareceu que em função do tipo de atividade é preciso que os funcionários façam avaliações periódicas, “mas não há orientação da PCR pela escolha do dia ou do período”.

 

Em 13/05/2014 às 17h00