Raul Jungmann debate rodízio de carros no Recife

Diante da afirmação do secretário de Controle Urbano da prefeitura do Recife, João Braga, de que será implementado, ainda este semestre, o rodízio de carros, o vereador Raul Jungmann (PPS), subiu hoje (18), à tribuna, para repercutir o assunto. “Eu sou contrário ao rodízio. Acho que a medida é precipitada, não vai resolver o problema. Deveria, sim, existir uma melhoria nos transportes urbanos coletivos. Se vamos de fato partir para a questão do rodízio, então a população deveria ser consultada e fazer um plebiscito.”, disse.

No aparte da discussão, o vereador Luiz Eustáquio (PT) confessou que é favorável ao rodízio e fez sugestões para que o transporte público torne-se eficaz. “ A Casa tem que debater o problema. A principio sou favorável,  já pensei muito sobre o assunto e alguma coisa tem que ser feita. Temos que dar as mãos para melhorar o transporte público desse município. Está faltando quantidade, acesso a este transporte até para que flua  melhor e, talem da afata de segurança”, ressaltou.

André Régis (PSDB) acredita que o secretário deveria ter refletido antes de soltar a informação sobre o rodízio na capital pernambucana. “Diante disso, o stress das pessoas aumentou em nossa cidade. As redes  sociais vem questionando como será  feito. Sugiro ao líder do governo, Gilberto Alves (PTN), que João Braga venha  à Câmara para dar explicações”, disse. 

Gilberto Alves (PTN), por sua vez, fez questão de ressaltar que existem dois projetos de lei tramitando na Casa  e frisou que o tema é alvo de várias discussões. “Existem dois projetos, um de autoria do ex-vereador Liberato Costa Júnior, que trata especificamente do rodízio de carros e outro, de minha autoria, que sugere um programa de restrição ao trânsito de veículos automotores. É um assunto que requer discussão aprofundada e temos que ter coragem de implementar algumas ações. Sou a favor do rodízio,  dentro de algumas circunstâncias e não de fazer por fazer”, disse.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) lembrou que em São Paulo o rodízio não teve sucesso. “Estranhei a afirmação do secretário João Braga. Um verdadeiro pandemônio de questionamentos surgiu nas redes sociais. Sabemos até que a medida foi adotada em São Paulo, mas não deu certo. Seria realmente prudente trazer João Braga para fazer um debate”, finalizou. 

 

Em 18.03.13 às 18h16.