"Receber o título de Cidadão é um orgulho e uma satisfação enorme", diz Mourão

Uma reunião solene promovida na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (05) celebrou a entrega do título de Cidadão do Recife ao vice-presidente do Brasil, o general Hamilton Mourão. A honraria partiu de um decreto legislativo apresentado no ano passado pelo então vereador – e hoje deputado estadual – Marco Aurélio (PRTB). Mourão serviu na capital pernambucana entre os anos de 1982 e 1985.

Antes de se pronunciar, o vice-presidente foi homenageado pela Orquestra Criança Cidadã e assistiu aos discursos do presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), do deputado estadual Marco Aurélio e do presidente nacional do PRTB, o deputado federal Levy Fidelix. Mourão recebeu a comenda formada pelo diploma e pela medalha de Cidadão do Recife e, em seguida, subiu à tribuna para falar a um plenário lotado de autoridades, convidados, membros da imprensa e militares.

O novo cidadão do Recife fez um agradecimento emocionado e de improviso, em que destacou suas lembranças da cidade. “Em Agosto de 1982, recebi minha movimentação ali da pequena cidade de Bagé, a 50 quilômetros da fronteira do Uruguai, para o Recife. Tinha só um filho, minha esposa e um Chevette. Atravessamos o Brasil. Eu era um jovem capitão, 29 anos de idade. Cheguei aqui no início de Setembro e descobri uma cidade maravilhosa.”

Mourão disse ter fixado endereço em Candeias, na vizinha Jaboatão dos Guararapes. Mas desenvolveu uma relação próxima com a capital onde servia e onde nasceu sua filha, Renata. “Fiquei aqui até Janeiro de 1985. Conheci a história desta cidade e cada cantinho dela: da Ilha de Maruim, passando pela Torre, Madalena, Derby, Cabanga, Pina, Brasília Teimosa. Criou-se uma simbiose. Receber o título de Cidadão é um orgulho e uma satisfação enorme para mim. É um filme o que vejo hoje.”

A reunião foi conduzida pelo presidente Eduardo Marques. Compôs a mesa do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), bem como o deputado Marco Aurélio. Também fizeram parte da mesa o presidente do PRTB Levy Fidelix, o general do Exército e comandante militar do Nordeste, Marco Antônio Freire Gomes, o brigadeiro e comandante do CINDACTA III, Cesar Faria Guimarães, e o chefe de gabinete adjunto da vice-presidência, Álvaro Wanderley.

Biografia – Antonio Hamilton Martins Mourão nasceu em 1953, na cidade de Porto Alegre (RS). Filho de militar, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1972.

Realizou cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da escola de comando e estado-maior do Exército Brasileiro e do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Acumulou, ainda, os cursos Básico de Paraquedista, Mestre de Salto, Salto Livre e Guerra na Selva.

Sua carreira militar inclui o serviço de instrutor na Aman, uma missão de paz em Angola, o cargo de adido militar na embaixada do Brasil na Venezuela e o comando do 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS).

Hamilton Mourão comandou, como oficial general, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre. Foi Comandante Militar do Sul e Secretário de Economia e Finanças do Exército.

Iniciou sua trajetória política em 2018, após deixar a ativa e se filiar ao PRTB. Também nesse ano foi eleito vice-presidente na chapa do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Em 05.06.2019, às 18h17

Ações