Recife deverá ter Noite do Dendê no Calendário Oficial

Para festejar manifestações da cultura afro-brasileira, o vereador Aerto Luna (PSB) sugeriu através de um projeto de lei, PLO 51/19, que a Noite do Dendê, festival já realizado na cidade, passe a integrar o Calendário Oficial do Recife. A celebração que reúne em uma única noite diversos eventos, acontece na comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul. “O evento é celebrado no último sábado do mês de setembro, tem como marca a tradição, a resistência e a força das manifestações afro-brasileiras”.

O vereador pontuou que o festival tem a força da Nação Maracatu Porto Rico, que consegue aglutinar vários segmentos artísticos com o propósito de afirmação de uma identidade étnica, cultural e religiosa. Participam, entre outros, os Afoxés Omô Nilê Ogunjá, Alafin Oyó e Ylê de Egbá; os artistas Jorge Riba, Karynna Spinelli, Aurinha do Coco; os grupos culturais Bongar, Tambores de Ògún, Mazuca da Quixaba, Baque Mulher e as Nações de Maracatu Porto Rico, Encanto do Pina, Cruzeiro do Forte, entre outros (PE) e Rio Maracatu (RJ), Maracatu Quiloa (SP), Maracatu Arueira (PR) e Maracatu Arrasta Ilha (SC).

Aerto Luna argumentou que se trata de uma celebração dedicada ao povo negro e traduzida em várias linguagens culturais como a música, a culinária, a dança e o encantamento da plasticidade das indumentárias dos maracatus, afoxés, coco-de-roda, todas num ambiente de muita proximidade, misturam-se com o público da festa com sinergia e muito axé. “A Noite do Dendê tem como objetivo preservar a memória dos Babás, Yalorixás e Mestres da cultura popular de tradição afro-brasileira”.

Em 08.07.2019, às 12h40