Recife pode ganhar Mês de Prevenção e Conscientização Sobre a Microcefalia

O mês de Março pode se tornar um marco importante na luta contra a microcefalia caso uma proposta do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) seja aprovada na Câmara do Recife. O projeto de lei nº 361/2017, que se encontra em tramitação na Casa, sugere a instituição do Mês de Prevenção e Conscientização Sobre a Microcefalia, que deve acontecer anualmente no município.

A iniciativa prevê a realização de campanhas com o objetivo de esclarecer a população acerca da microcefalia, divulgar conhecimentos científicos e estimular o acompanhamento pré-natal. Na justificativa do projeto, Alcides Teixeira Neto alerta para os impactos da doença. “A microcefalia ocorre quando a criança nasce com uma má-formação. Em tal caso, o crânio mede 32 centímetros ou menos, o que prejudica seu desenvolvimento mental, pois o tamanho reduzido impede que o cérebro cresça normalmente.”

A justificativa dada pelo vereador também aponta as possibilidades de financiamento do projeto. “As despesas envolvidas na execução da presente Lei poderão ser cobertas pela dotação orçamentária do Programa 2.170 – Gestão das Políticas Municipais de Saúde – do Projeto de Coordenação, Supervisão e Execução das Políticas de Saúde – 1801.10.301.2.107.2.074 – da Lei Orçamentária em vigor.”

Em 25.01.2017, às 10h24