Recife terá Dia Municipal da Doula

O Recife vai comemorar pela primeira vez este ano o Dia Municipal da Doula. A Lei nº 18.316 /2017, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), foi sancionada pelo Executivo em junho do ano passado e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do apoio físico e emocional oferecidos pelas doulas às parturientes antes, durante e após o parto.

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

“O trabalho das doulas vem sendo mais reconhecido pela sociedade em virtude da sua importância na vida de uma mulher grávida e da sua família, já que traz inúmeros benefícios, sobretudo à parturiente”, explica a parlamentar. Os resultados do apoio da doula vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto. Os números confirmam. A presença de doulas durante o parto acarreta na diminuição em 50% das taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto e em 60% os pedidos de anestesia.

A lei prevê a criação de uma Campanha Permanente de Apoio às Doulas com o objetivo de valorizar a profissão e comemorar as conquistas do segmento na sociedade. “É preciso reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas doulas, que atuam na assistência e na orientação às mães, bem como nos cuidados com o bebê. Além da preparação física e emocional da mulher para o parto, essas profissionais suprem uma demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade desempenhando diversas atribuições, como a ligação entre a equipe de atendimento e o casal, o acompanhamento da família, e dicas com relação à amamentação”, destacou a autora.

Em 17.01.2017, às 11h.