Rede Legislativa de TV Digital é inaugurada

Já está no ar a Rede Legislativa de TV Digital que vai transmitir a multiprogramação da TV Câmara (canal 28.1), TV Alepe (canal 28.2), TV Senado (canal 28.3) e TV Câmara Recife (canal 28.4). A solenidade de inauguração ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, 22, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a presença do secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Márcio Marinho (PRB-BA) e da coordenadora da Rede Legislativa, Evelin Maciel. A diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Éden Pereira, representou a Câmara Municipal do Recife.

A Assembleia Legislativa foi representada pelo deputado estadual Adalto Santos (PSB); pela superintendente de Comunicação, jornalista Margot Dourado; e pelo chefe de Departamento de TV, Raero Monteiro.  “O Recife é a última capital das 13 que a Câmara dos Deputados instalou este sistema. O Senado se compromete em instalá-lo em outras 13. Com esta operação, temos agora 45 cidades com os sinais das TVs legislativas abertos e gratuitos para a população, alcançando um público potencial de 50 milhões de pessoas”, disse o deputado Márcio Marinho.

O próximo passo da Rede Legislativa, disse o parlamentar, é a abertura do sinal da TV Alepe e da TV Câmara Recife, uma vez que as TVs Câmara e TV Senado já podem ser assistidas. “Queremos voltar a comemorar com vocês este dia. As câmaras municipais da Região Metropolitana também terão espaço garantido nesta rede”, afirmou. A Câmara dos Deputados investiu quase R$ 2 milhões em equipamentos para instalar o transmissor do Recife e Região Metropolitana. “Os nossos canais possibilitam o acesso dos cidadãos a tudo o que acontece nos plenários, comissões, telejornais, programas de entrevistas e documentários produzidos pelas emissoras legislativas. A força da Rede também reside aí”, afirmou Márcio Marinho.

A diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Éden Pereira, observou que a inauguração da Rede Legislativa de TV Digital é um momento histórico para a Câmara Municipal do Recife. “Nossa equipe de profissionais já produz material de alta qualidade, que oferecemos ao cidadão recifense através do site e de outros veículos da rede social. Mas, o canal de TV, quando começar a funcionar, será um ganho muito grande para a sociedade”, disse. Segundo ela, haverá dois ganhos com o canal da TV Câmara Recife: o primeiro é a transparência dos serviços públicos. A segunda é o fato de que as demais cidades da Região Metropolitana também poderão ser atendidas pelo transmissor inaugurado.

O chefe de Departamento de TV Alepe, Raero Monteiro, também reconheceu que a inauguração da Rede foi um momento importante para a Comunicação em Pernambuco. “Milhões de pessoas poderão acompanhar todos os debates de assuntos que terão repercussão em suas vidas. As TVs legislativas têm um papel muito importante na transparência e no exercício da cidadania”, afirmou.


Em 22.06.2017, às 14h40.