Relações públicas e Comunicação fazem apresentação para novos assessores

Às vésperas de começar o primeiro período legislativo deste ano da Câmara Municipal do Recife, as assessorias especiais de Relações Públicas e de Comunicação reuniram os assessores de imprensa e chefes de gabinetes dos novos vereadores, na manhã desta terça-feira, 24, para apresentar as atividades que os dois departamentos realizam. São dois setores estratégicos que estão diretamente ligados à presidência da Casa de José Mariano, mas suas atribuições também podem contribuir para manter a boa qualidade dos serviços dos vereadores. “No Poder Legislativo ninguém trabalha sozinho. Estamos sempre vinculados uns aos outros e por isso a nossa apresentação é importante neste início da legislatura. Vamos estreitar laços, visando fazer o nosso melhor”, afirmou a jornalista Éden Pereira, chefe da Comunicação.

As apresentações foram realizadas no plenarinho, que ficou lotado. As atribuições da Assessoria Especial de Relações Pública e de Comunicação estão determinadas no Regimento Interno e a exposição dos dois departamentos foi importante porque a Câmara do Recife foi renovada em 41% dos gabinetes este ano e os novatos teriam que conhece-los. O período legislativo começa no dia primeiro de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. “Como está se aproximando o início do período legislativo, precisamos saber como é o dia a dia dos nossos trabalhos aqui na Câmara, quais os caminhos que devemos seguir nas solenidades e reuniões ordinárias, e como devemos proceder diante das exigências regimentais. Os departamentos de Relações Públicas e o de Comunicação trabalham para servir aos 39 vereadores. Estamos à disposição de todos”, acrescentou Ana Torti, assessora especial de RRPP.

Como era o primeiro contato oficial com os assessores dos vereadores, Éden Pereira e Ana Torti iniciaram a reunião fazendo uma apresentação formal das equipes e em seguida, pediram para que cada um dos participantes se identificasse, dizendo o cargo que ocupa e com que vereador está trabalhando. Logo após, passaram a explicar suas atribuições. Ana Torti  falou das reuniões solenes previstas no artigo 211 do Regimento Interno, que devem ser solicitadas através de requerimentos; explicou sobre a entrega de títulos de cidadão e das Medalhas ao Mérito José Mariano e a Professor Fernando Figueira. Ela também explicou como é o funcionamento das audiências públicas e quais devem ser as atribuições dos gabinetes nesses eventos.

Éden Pereira explicou como funciona a equipe de jornalistas, que ela lidera, elaborando matérias para a TV Câmara (com apresentação web), textos para redes sociais (facebook, youtube e twitter), material para publicação diária no site e no Diário Oficial, clipagem, administração de crises, além de atendimentos internos e externos. Como a reunião foi destinada ao público interno, a jornalista incentivou que os gabinetes usem as redes sociais para divulgação do trabalho parlamentar. Finalmente, ela falou dos artigos do Regimento Interno que tratam das obrigações dos assessores de Imprensa, no trabalho cotidiano da Câmara. O de número 179, por exemplo, diz que os assessores de imprensa dos vereadores serão admitidos no Plenário durante as reuniões ordinárias e extraordinárias com o objetivo de fotografar ou captar imagens, a serviço do parlamentar apenas pelo tempo necessário ao registro. Já o artigo 180 determina que a entrada de cinegrafistas e fotógrafos da imprensa externa, durante as reuniões ordinárias e extraordinárias, deverá ser autorizada pelo presidente da Mesa Diretora e anunciada aos demais vereadores.

A iniciativa foi aprovada pelos participantes. Kepler Lafayette é assessor do vereador Rodrigo Coutinho (SD) e disse que as apresentações foram úteis. “Quem está chegando, como nós, precisa saber como funciona a Casa e saber com quem podemos contar. Elas nos orientaram, enquanto assessores, no sentido de ensinar como proceder em cada momento da legislatura”, observou. Quem também gostou das exposições feitas por Ana Torti e Éden Pereira foi a assessora parlamentar do vereador Aerto Luna (PRP), Alana Santa Rosa. “Eu já trabalhei na legislatura anterior e sei o quanto é importante receber essas orientações. Quem chega precisa conhecer uns aos outros e tomar conhecimento dos processos e das atribuições dos departamentos. É muito útil”, assegurou

Em 24.01.2017, às 12h29.