Renato Antunes cobra cumprimento de número de aulas na rede
Renato Antunes disse que foi em várias escolas municipais, entre elas a Fernando Santa Cruz, e pode verificar que estudantes voltam para casa uma vez por semana. “As escolas funcionam com rodízio do dia em que os alunos ficam sem aulas. Ou seja, são dados apenas 4 dias de aulas por semana. A lei federal 18.036/2014 determina o cumprimento de aulas atividade”.
O vereador argumenta que dessa forma é impossível cumprir os 200 dias de aulas por ano. Ele disse que os professores em aula atividade eram substituídos por terceirizados, mas a Prefeitura não renovou contratos e o jeito foi dispensar os alunos. “A escola do futuro que a gestão mostra na TV está muito longe da realidade que vivemos. Basta observar o Raio X das Escolas, pesquisa elaborada pelo vereador André Régis (PSDB), para se verificar que nossas escolas deficitárias, carecem de climatização, merenda adequada, professores substitutos e muito mais”.
Ana Lúcia (PRB) acha grave o descumprimento de uma lei federal, que baixou resolução determinando aos municípios cumprirem a aula atividade, momento em que o professor prepara atividades para os alunos. Os profissionais teriam de ser substituídos e o que se vê são gestores indo para sala de aulas suprir essas deficiências.
A vereadora acentuou que a rede necessita de pelo menos 600 professores para suprir suas necessidades. Segundo ela, atualmente professores em licença prêmio, ou de saúde, ou por outros motivos não são substituídos. “As aulas que faltam estão sendo repostas em janeiro, durante as férias que são canceladas. Mais grave de tudo é que não recebemos respostas de nossos questionamentos”.
André Régis (PSDB) disse que estava contente em ver outros colegas preocupados com a educação, realizando verdadeira cruzada pelo ensino. Para ele, "nossas escolas não são capazes de educar crianças". Essas mazelas levam a que de cada 100 alunos na nona série, apenas 14 consigam fazer uma prova simples de matemática. “O sistema gasta cerca de R$ 1 bilhão e não cumpre sua função. Acho que não há necessidade de concurso, mas um censo para reordenar a rede. O PSB diz que recebeu herança maldita do PT, mas já se passaram seis anos e continua igual”.
Em 23.04.2019 às 18h01.