Renato Antunes defende estado ideal

"Os brasileiros estão assustados com os acontecimentos, mas com o sentimento de algo precisa acontecer e mudar. Não se trata de direita ou esquerda porque defendo o estado ideal que gaste o que arrecada". Esse alerta foi dado pelo vereador Renato Antunes (PSC), ressaltando no discurso que fez hoje na Câmara do Recife (29). "Fala-se muito em políticos bandidos e ladrões, mas não se debatem outros assuntos importantes. Fui militar, mas entendo que os militares não querem o poder. Minha fonte de ética é a Bíblia que trata da história de Salomão, rei rico e que tinha tudo às custas de imposto e de um Estado gigante que gasta mais do que arrecada. O Brasil faz isso”.

O parlamentar frisou que isso é economia doméstica e quem paga a conta é o povo, cansado do descaso das autoridades. Para ele o Estado precisa fazer mais com menos. "O que está acontecendo com a Petrobras é horrível, lembrando que matriz energética é estratégica para qualquer país e tem de ser política de Estado. Nesse sentido o governo precisa intervir, mas proteger a empresa para quebrar o país não é possível”. Renato Antunes lembrou ainda que a sociedade transfere ao Estado a responsabilidade que é dela, e que também existe problema de matriz moral. Para ele é preciso quer o povo acorde para respeitar o que é dele e o que é do próximo".

André Régis (PSDB) frisou que há um problema de conjuntura, como o desabastecimento de insumos, mas há problemas estruturais. "O país tem 29 mil quilômetros quadrados de ferrovias, enquanto os Estados Unidos tem 225 mil quilômetros quadrados, os dois países são quase do mesmo tamanho. O Brasil colocou tudo nas mãos do transporte rodoviário. A Petrobras foi quebrada no governo passado. Houve diretor da empresa que devolveu ao Estado U$ 100 milhões de propina para fazer trabalhos em partidos políticos. É preciso abrir um debate sério sobre privatização da Petrobras”.

 

Em 29.05.2018 às 18h47.