Renato Antunes destaca necessidade de preservação do Parque dos Manguezais

Um pulmão do Recife. Uma área importantíssima para a cidade. Assim foi definido o Parque dos Manguezais pelo vereador Renato Antunes, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (30). Ele chamou a atenção para a necessidade de preservação desta área e lamentou não ter visto avanços desde quando promoveu uma audiência pública sobre o assunto, no ano passado.

“O que a agente vê hoje é uma guerra”, disse o parlamentar ao descrever o vandalismo, a depredação e a construção de moradias irregulares no local. De acordo com Renato Antunes a área pertence a Marinha, que afirma não ter controle, porque esse papel cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas o ecossistema “não pode pagar o preço pelo déficit de habitação”, afirmou o vereador.

“A moradia precisa ser prioridade. Sabemos que a população merece atenção e  respeito”, no entanto, destacou o parlamentar, que casas irregulares no Parque dos Manguezais mostram a omissão do poder púbico.  “O parque está sendo violentado”.  Renato Antunes argumentou que vai convocar uma nova audiência pública para voltar a discutir a questão.

Parque dos Manguezais - Localizado na Zona Sul do Recife, com uma área de 320,34 hectares, o Parque dos Manguezais foi criado através da Lei de Uso e Ocupação do Solo, em 1996, e regulamentado em 2010. Trata-se de um território cuja conservação é de fundamental importância para a manutenção de serviços ambientais, como provimento de alimentos, regulação de marés, sequestro de carbono e amenização climática, além de constituir-se como espaço com potencial para educação ambiental, lazer e visitação.

Em 30.10.2018, às 16h47