Renato Antunes destaca retirada de livro didático das escolas municipais

O vereador Renato Antunes (PSC ) comemorou, nesta quarta-feira, 27, a decisão da secretaria Municipal de Educação do Recife em recolher o livro paradidático “Enquanto o sono não vem”. Ele ressaltou trechos do Ofício Circular numero 294/ 2017, enviado pela secretaria aos gestores e coordenadores pedagógicos das unidades educacionais da rede de ensino da cidade, solicitando que a obra seja recolhida “visto que na mesma há o conto "A triste história de Eredegalda" que aborda tema não apropriado à faixa etária a que se destina”.

Segundo o parlamentar, o livro foi proposto para crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, "mas trata de temas como pedofilia,  incesto e desconstrói o papel da paternidade. Nesta faixa etária, as crianças não adquiriram autonomia para compreender a história narrada:   de uma menina que morre de fome e sede ao ser trancada numa torre, por se recusar a se casar com o próprio pai, que é o rei”.

Renato Antunes disse que o livro recolhido será colocado à disposição nas bibliotecas públicas, para que possa ser lido por um público maduro e que consiga discernir o texto. “As crianças no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivência limitada, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados textos com alta densidade como é o caso da obra”.

 

Em 27.09.2017, às 16h10