Renato Antunes homenageia estado de Israel
A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara. A mesa foi formada pelo vereador proponente do requerimento, pela diretora do Colégio Israelita Moyses Chwarts, Bela Ludmer e o pelo coordenador da Federação Israelita de Pernambuco, Jader Tachlipski. A reunião foi iniciada com a execução dos hinos Nacional e de Israel. A bandeira azul, com a estrela de seis pontas ao centro, foi colocada em local de destaque. O plenário estava lotado por representantes da comunidade judaica no Recife.
“O judeu é um povo bravo por natureza, que resistiu a muitas provações. Vejo a luta de vocês e a comparo com a do povo nordestino, que não desiste nunca”, observou Renato Antunes. Ele acrescentou que, apesar de o estado de Israel ter 71 anos, a historia do povo é milenar.
Renato Antunes fez um resumo da história e disse que a criação do Estado de Israel se baseou numa resolução aprovada na Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados. Ele disse que a sessão que aprovou a resolução de partilha da Palestina, decretando a formalização de Israel, foi presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha.
O vereador acrescentou, ainda, que em 14 de maio de 1948, o Estado de Israel foi fundado e que logo após a criação de Israel, começou o conflito conhecido pelos judeus como a Guerra da Independência, encerrada somente no ano de 1949 com um armistício assinado e a vitória de Israel. “Israel, quando foi declarado país, sofreu ataque de seis nações vizinhas. Mas, resistiu bravamente. Hoje, é um país poderoso, tem um grande exército, uma economia forte, uma capital intelectual invejável e, para mim, é um verdadeiro milagre, um país que floresceu no deserto”, afirmou
Renato Antunes assegurou que, apesar dos conflitos que fazem parte da história e do cotidiano da região, Israel conseguiu se estabelecer como uma democracia estável, possuindo a economia mais desenvolvida da Palestina. “Homenagear os 71 anos da fundação do Estado de Israel é um fato histórico e profético”, afirmou.
Em seguida, Antunes apresentu dados que mostram o quanto Israel se desenvolveu em 71 anos. “O país tem o IDH mis elevado do Oriente Médio, a democracia mais forte e a menor taxa de analfabetismo daquela região”. Por isso, o vereador se perguntou: “Como um país que nasceu do nada, pode ter se transformado em tão pouco tempo?”. Ele mesmo a resposta, dizendo que identifica que o país cresceu graças ao “amor que o povo judeu tem pelo seu país, à solidariedade da mão amiga que ajuda uns aos outros, e ao princípio da perseverança diante de adversidades”. O vereador concluiu afirmando que “o povo judeu é a nação da Bíblia, o povo escolhido por Deus”.
Após o discurso de Renato, o coordenador da Federação Israelita de Pernambuco, Jader Tachlipski falou em nome da comunidade israelita do Recife. “Ficamos satisfeitos com a lembrança e o reconhecimento da Câmara Municipal do Recife da importância do aniversário do estado de Israel. Isso reforça os laços que unem o Brasil a Israel”, afirmou.
No discurso, Jader Tachlipski contou a história política do Israel e falou das guerras, do nazismo, e da hostilidade que se registra entre os povos árabes e judeus. “Desde que o estado de Israel foi criado, não foi tarefa fácil corrigir as injustiças da história e garantir a paz, ao mesmo tempo”. O povo judeu, segundo ele, desde o princípio do estado de Israel, viveu a tensão de ver a sua terra invadida pelos vizinhos.
“Apesar de tudo, Israel seguiu o desenvolvimento. Numa região de intolerância, jamais transigiu. Investiu em educação, que é o princípio fundamental que criou o alicerce da Nação; e investiu, ainda, na alta tecnologia, que colocou o país na vanguarda dos países desenvolvidos. Além disso, a preocupação sempre foi a de preservar o meio ambiente. São esses valores que se fazem representar quando analisamos a prosperidade de Israel”, afirmou.
Em 03.06.2019, às 19h40.