Renato Antunes homenageia Igreja Batista do Arruda

Dentro das comemorações dos 100 anos de fundação da Igreja Batista do Arruda, o vereador Renato Antunes (PSC) realizou sessão solene para homenageá-la na noite desta segunda-feira, 19. “Saudamos uma igreja centenária com serviços prestados a toda uma comunidade, que ao longo da sua fundação tem sido uma ferramenta para mudança de várias pessoas. O trabalho desenvolvido transcende os limites geográficos do bairro, abençoando pessoas em toda cidade. Ela é tão importante que deu origem a outras comunidades cristãs, como a Igreja Batista do Rosarinho, e a Batista de Beberibe”, comentou o vereador Renato Antunes.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques, presidente da Câmara Municipal do Recife, e a mesa foi composta, além do vereador autor do requerimento, pelo pastor Claudemir Correia de Andrade Filho; a esposa dele, Edneide Medeiros de Andrade, que representou todas as mulheres da Igreja; e o presidente dos Diáconos Batistas de Pernambuco, Jorge Carlos Alves de Souza. O plenário da Câmara ficou lotado de fieis, diáconos e pastores. A Igreja Batista do Arruda foi criada em 11 de fevereiro de 1918, em concílio dirigido pelo pastor William Carey Taylor. “Hoje, é uma dia de festa, de muita alegria, e também de muita gratidão. O Poder Legislativo honra esta instituição e faz justa homenagem”, comemorou Renato Antunes.

 

Em seu discurso, ele disse que enquanto vereador “estou aqui para cuidar da cidade, sem abrir mão dos princípios cristãos”. Citou dados históricos da denominação religiosa e disse que o culto de organização da Igreja Batista do Arruda foi realizado no lar da família Miranda, situada na Rua Zeferino Agra. Os fundadores, segundo ele, foram Maria Olindina de Miranda, Abdon Augusto de Miranda, Alfredo Augusto de Miranda, Thereza de Castro de Miranda, Manoel Francisco Guedes, Severino de Oliveira e Manoella Oliveira da Costa. O missionário David Luke Hamilton foi escolhido pastor da nova igreja, a qual pastoreou até 1921. Ficou em seu lugar o seminarista José de Lemos Vasconcelos. “Se a cidade do Recife soubesse da importância dos pastores para as famílias cristãs, valorizaria ainda mais o seu papel e o trabalho deles”, argumentou.

Renato Antunes afirmou que pouco tempo depois da fundação, de acordo com o vereador, agregaram-se à igreja outros membros oriundos da Igreja Batista Feitosa: Manoel Rodrigues Machado, Joana Teófila de Miranda, Manoel Cezar, Maria Cezar, o diácono Elpidio Tavares, Dorinha Tavares, o seminarista José de Lemos, José de Freire, Maria da Conceição, Eunice Freire, José Venâncio e Julia Venâncio. “Hoje, estamos aqui comemorando os 100 anos de ministério desta igreja, mas o trabalho e a responsabilidade de pregar o Evangelho continua”, disse.  Segundo ele, a reunião solene teve um sentindo metafórico. “A Casa de César, que é a Casa do Povo, honrou a Casa de Deus, que é a Igreja”.

A Igreja Batista do Arruda, afirmou Renato Antunes, tem um trabalho religioso, mas também uma responsabilidade social. “Ela tem sido agente de transformação, amparando necessitados e viúvas”.  Ele disse que se sentia honrado pela oportunidade de ser o autor da reunião solene. “Deus e povo do Recife me deram esta oportunidade, no meu primeiro mandato, de fazer esta homenagem. Que esta igreja continue crescendo e implantando o Reino de Deus aqui na Terra”. Após o discurso, o cantor Daniel silva fez uma apresentação musical e o pastor Claudemir Correia de Andrade Filho recebeu uma placa comemorativa. O coral da igreja também fez uma apresentação.

O pastor Claudemir Correia de Andrade Filho fez o discurso de agradecimento. “Esta é uma noite muito especial e por isso quero agradecer ao vereador e a esta Casa por esta homenagem”. Ele lembrou que a Igreja Batista “tem sido um baluarte em todo o mundo, pregando a Palavra de Deus” e também citou fatos ligados a sua caminhada pessoal dentro da congregação. “É grande o amor de Deus por tudo o que fez e faz em nossas vidas”, afirmou. A solenidade foi encerrada com as pessoas cantando "parabéns para você", homenageando a igreja.

 

Em 19.02.2018, às 20h15.