Renato Antunes lamenta ausência da Prefeitura em audiência

A Câmara do Recife realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (27) para discutir as intervenções urbanas que podem afetar a comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. A proposta do debate partiu do vereador Renato Antunes (PSC), que subiu à tribuna da Casa à tarde, durante a reunião plenária, para repercutir o assunto. O parlamentar criticou a ausência de representantes do Poder Executivo na ocasião.

Segundo Renato Antunes, a Prefeitura foi informada do debate com antecedência. “Foi uma audiência convocada com um mês de antecipação. Foram enviados ofícios à URB, à Emlurb,  à Secretaria de Governo. Mas nenhum dos órgãos estiveram presentes ou enviaram representantes. Essa ausência é, sobretudo, um desrespeito ao requerimento aprovado nesta Casa.”

O vereador afirmou que, apesar de produtivo, o debate precisava da participação do Executivo. “Não queríamos impor, mas dialogar junto com a comunidade o futuro da Caranguejo Tabaiares. A audiência foi muito boa. Discutimos e encaminhamos. Mas a Prefeitura não deu satisfação a seu patrão, que é o povo.”

A Prefeitura do Recife planeja executar uma obra no Canal do Prado, localizado na comunidade – e se tornou, neste mês, alvo de uma ação popular impetrada no Ministério Público para proibir o desalojamento das famílias que vivem à margem do equipamento. Como é uma Zona Especial de Interesse Social, a Caranguejo Tabaiares tem seus assentamentos habitacionais protegidos por lei.

Em 27.08.2018, às 16h10