Renato Antunes repercute audiência sobre Parque dos Manguezais

Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara do Recife realizou uma audiência pública para debater a necessidade de preservação do Parque dos Manguezais, localizado na Zona Sul da capital. À tarde, durante a reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PSC) – de quem partiu a iniciativa da audiência – levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano.

O Parque dos Manguezais conta com cerca de 320 hectares. Pertencente à Marinha, foi transformado em 2010 em área de preservação, mas uma ação posterior devolveu a autonomia da área ao ramo das Forças Armadas. No momento, Prefeitura e Marinha negociam o domínio sobre o parque.

“Foi uma audiência bem propositiva. Aquele parque tem uma grande importância no que se refere ao turismo e à economia. Tem tudo a ver com o plano diretor e com o plano de drenagem. O manguezal recebe as águas dos rios Jordão e Tejipió”, disse Renato Antunes.

Segundo o vereador, é preciso fazer valer a lei nº 18.014/2014, que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP). Ele ainda pediu que o Governo do Estado fortaleça a atuação da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) da Polícia Militar. “Vamos apresentar um relatório com os encaminhamentos da audiência. O intuito é fazer um grupo de trabalho para pensar os impactos sobre aquela área. Queremos tirar a lei nº 18.014 do papel. Não podemos ficar omissos.”

Em 20.03.2019, às 17h13