Renato Antunes repercute problemas na oferta de merenda no Recife

A qualidade e a quantidade da oferta de merenda nas unidades educacionais públicas do município foram tema de um discurso realizado pelo vereador Renato Antunes (PSC) nesta terça-feira (04). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar relatou ter recebido denúncias de encaminhamento de merenda insuficiente e inadequada à Creche Municipal Aritana, na Imbiribeira.

“A triste realidade é que no dia de fruta é dada uma banana para cada criança. Faz parte do processo pedagógico aprender a manusear o alimento e, se uma criança de dois anos deixa cair a banana, acabou sua merenda”, disse Renato Antunes, acrescentando que existem denúncias de oferta de frutos verdes ou passados. “É uma infelicidade uma empresa dar uma banana verde a uma criança. Comer faz parte do processo educacional. A palavra é dignidade.”

O vereador criticou ainda o que considerou ser um descompasso entre a propaganda institucional do Poder Executivo e a qualidade da educação das escolas do município. “A gestão insiste em dizer que escola é perfeita, é a escola do futuro. Não sei que escola é essa. Não estou procurando problemas, mas soluções. Esses são problemas simples. Não podemos apenas criar ilhas onde tudo é perfeito, onde se faz propaganda institucional e o prefeito vai visitar.”

Em um aparte, a vereadora Ana Lúcia (PRB) também repercutiu as denúncias sobre a inadequação da merenda escolar. Ela cobrou um melhor acompanhamento das empresas que prestam esse serviço. “Continuam os mesmos problemas. Estão cometendo erros absurdos, como fazer distribuição per capita. Quem está fiscalizando essas empresas? Não foi só em uma creche. Todas as escolas da RPA-1 receberam fruta verde. Uma das gestoras fez a denúncia e depois chegou uma resposta de que haveria substituição. Quem é gestor sabe que não é simples essa troca. A criança tem hora para comer. A realidade é que a criança do turno da manha fica sem merenda."

Em 04.06.2019, às 17h13