Representantes da comunidade chinesa do Recife visitam a Câmara

Um dia depois de ter participado de evento social no consulado da China, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu visita de cortesia de representantes da Associação da Comunidade Chinesa do Recife. Sete pessoas foram recepcionadas na Casa de José Mariano, onde compareceram com o propósito de reforçar os laços das duas instituições. “Somos de um país oriental e socialista, de cultura muito diferente. Tudo é muito difícil quando chegamos aqui e é muito importante contarmos com apoios e consolidarmos as amizades”, comentou a secretária executiva da Associação Lili Chen.

Na comitiva estiveram presentes o presidente da Associação da Comunidade Chinesa do Recife, Lu Gong Rong, mais conhecido como Jack; os vice-presidentes Wu Qing; Wu Ming Wei; Wang Ling Xiang; e os assessores especiais Chen Tai Rong e Lin ZhengQin.  “Já tivemos oportunidade de conhecer um pouco da história da Câmara e entendemos que foi muito boa a recente reforma administrativa que permitiu reduzir gastos e economizar o dinheiro da população”, elogiou a senhora Lin ZhengQin, num português fluente. Ela se referia às medidas adotadas este ano para contenção de despesas.

Os chineses foram recebidos na Sala da Presidência. “A comunidade chinesa tem relevantes serviços prestados à comunidade recifense, pois muitos são empresários e criam postos de emprego. A própria Associação vem realizando, há vários anos, a distribuição de cestas básicas em comunidades carentes do Recife. Por isso, é importante estreitar os laços e apoiá-los”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Marques. Ele compareceu ao consulado,  na noite de terça-feira, num jantar oferecido pela cônsul Li Fei Yue e o esposo, que é ex-embaixador de Angola e Portugal, Gao Ke Xiang.

“Somos amigos do presidente da Câmara e viemos realizar a visita com o objetivo de agradecer o reconhecimento que ele faz à Associação. Nós nos sensibilizamos com isso”, afirmou Lin ZhengQin. O presidente da Associação da Comunidade Chinesa, Lu Gong Rong (Jack), explicou que o Recife tem cerca de 5 mil chineses, grande parte empresários de restaurantes, agências e comércio. “Hoje a população tem mais pessoas do que antes. Algumas vieram ao Recife, inicialmente a passeio, mas gostaram e voltaram. Hoje, moram”, disse Lu Gong Rong.

 

Em 29.03.2017, às 12h40.