Requerimento pede criação de agência de emprego para mulheres

Não por acaso, mas no dia em que se comemora a data internacional da Mulher, o vereador Jayme Asfora (PMDB) defendeu na Câmara do Recife requerimento 694/17, de autoria dele, que pede a criação de uma Agência de Emprego com atendimento exclusivo para mulheres. O parlamentar entende que as mulheres ainda hoje no país ganham 30% a menos do que os homens no mesmo cargo, têm dupla jornada de e às tripla de trabalho, e foram as que mais sofreram diante dessa crise econômica monumental. Cerca de 11,7% delas estavam desempregados em 2105 conta cerca de 7% dos homens.

Nada mais justo, portanto, no0 entender do vereador que exista um órgão específico para elas, cujas demandas são também, na maioria das vezes, específicas. “Uma agência para mulheres pode também trabalhar qualificação em áreas de demanda específica para elas”. Ele salientou que fruto de sua experiência como secretário municipal de Trabalho e Juventude pode perceber a necessidades e especificidades das mulheres. Na minha época chegamos a ofertar cerca de mil empregos, com a crise esse número caiu.

Para ele, uma agência de Emprego para a Mulher facilitaria o empoderamento econômico delas e só assim poderiam se libertar de seus agressores.  O vereador  também aproveitou para ressaltar que as mulheres sofrem violência e não denunciam agressores e acabam criando um círculo vicioso. Segundo ele, as estatísticas mostram que pelos dois terços de brasileiros já presenciaram algum tipo de violência contra a mulher.

Aline Mariano (PMDB), líder do governo, lembrou que as mulheres sofrem enorme pressão psicológica além da física. Segundo ela, a cada 7 minutos uma mulher é agredida e por isso  é imprescindível  que as mulheres tenham local específico de atendimento. “Essa gestão avançou muito com o Hospital da Mulher, políticas públicas para as mulheres e a secretaria da Mulher. Precisamos avançar mais” .

 

Em 08/03/2017 às 17h26.