Requerimento sobre dragagem do Rio Beberibe gera debate

Preocupados com a chegada do inverno e os possíveis transtornos causados pela chuva, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº 3059/2017, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que solicita à Emlurb a dragagem do Rio Beberibe, no bairro do Cajueiro. “Estou preocupado com essas situações. Aqui não tem base, nem oposição. É o melhor para o Recife”. Antes da votação, durante a reunião plenária desta terça-feira, 9, os parlamentares aproveitaram para discutir vários assuntos relacionados ao tema e destacaram ações realizadas pela autarquia.

O primeiro a discutir o requerimento foi o vereador Rinaldo Júnior (PRB). Ele lembrou que os pedidos aprovados na Casa têm o objetivo de solicitar serviços como dragagens, recuperação de barreiras, colocação de mantas e geomantas. “O papel dos vereadores é muito bem feito. Todos os dias aprovamos diversos requerimentos no sentido de que não tenha mais mortes na cidade. Peço encarecidamente que o poder municipal escute os vereadores que trazem das comunidades os pedidos. Solicito também à gestão e aos órgãos que analisem esses documentos”.

O vereador Marco Aurélio (PRTB) frisou que o Prefeito Geraldo Julio, desde que assumiu, tem a preocupação de realizar trabalhos de prevenção. “Principalmente nos morros e encostas. Vemos a atuação da Prefeitura em relação à limpeza dos canais e galerias”. Ele também ressaltou a necessidade de conscientizar a população. “Nós, vereadores, temos a oportunidade de conversar com lideranças para que instruam e lembrem que o lixo não cai do céu. Mas deixo claro que não são somente as pessoas que moram nas periferias que sujam. Vemos muitos motoristas que jogam papel nas ruas. Não adianta a Prefeitura gastar dinheiro se a gente não faz o básico”.

Vice-líder do Governo na Casa, o vereador Wanderson Florêncio (PSC), citou que a preocupação de Fred Ferreira é pertinente, mas é preciso registrar quando um trabalho acontece. “O prefeito se preveniu dando início à Operação Inverno desde janeiro. Nossa função como cidadão é o de preservar o lugar em que moramos e cuidar das ruas. Visitei hoje pela manhã a Emlurb identificando os locais onde os problemas são de responsabilidade do Executivo e outros da Compesa também”.

Romerinho Jatobá (PROS) comentou a importância de vivenciar a realidade das comunidades e confessou ser difícil atender a todos os pedidos. Segundo ele, no ano passado, foram 12 mil requerimentos aprovados na Casa “A Emlurb na parte do saneamento, por exemplo, vem realizando um trabalho satisfatório. Parabenizo Fred Ferreira por elaborar esse requerimento e quando temos uma situação urgente eu vou à gestão para obter mais celeridade”.

Já o vereador Eriberto Rafael (PTC), que também é vice-líder do Governo, elogiou a atuação do presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, e citou alguns serviços de prevenção já realizados. “Todos que o procuram sabem que ele sempre foi muito franco. Temos 34 canais que receberam a drenagem e temos mais 10 canais programados até junho. Pontos de alagamento em algumas ruas no bairro de São José, Santo Amaro e nas Ruas Amélia e Rui Barbosa  já foram resolvidos".

Natália de Menudo (PSB) também parabenizou a postura do presidente da Emlurb. “Ele vai ao local e vê o problema. Num dia de domingo, a Rua José Moreira Reis, na Mustardinha,  alagou e a água entrou nas casa das pessoas. Os moradores me procuraram e Gusmão  atendeu a solicitação e juntos demos uma resposta àquelas pessoas. Isso foi importante naquele momento difícil. Hoje está sendo feita a drenagem da rua”.

Davi Muniz (PEN) também comentou obras de sucesso realizadas pela gestão. “Na entrada da UR-7, os ônibus não passavam e quem mora sabe da dificuldade. Foi feita uma grande obra e o problema foi resolvido. Debaixo do viaduto da Caxangá ficava água empoçada e, semana passada, Roberto Gusmão e demais engenheiros da Emlurb, iniciaram uma obra para solucionar a dificuldade. O presidente já atendeu num sábado de manhã um pleito da comunidade na Várzea em relação ao escoamento de água.”

Renato Antunes (PSC) citou que somente neste ano de 2017, 3096 requerimentos já foram produzidos e outros estão em andamento. “Aquilo que é urgente precisa ser requerido e aqui está o nosso instrumento. No Ipsep, o canal não era limpo e havia reclamações constantes. Fizemos um requerimento e o problema foi resolvido, assim também na comunidade de Dancing Days. Que aconteça o mesmo com o canal de Guarulhos porque a população carece”.

Gilberto Alves (PSD) também exaltou o compromisso do Executivo com obras de micro e macro drenagem, com a entrega de habitacionais, entre outras ações. “Isso demonstra a preocupação do prefeito. Todos nós sabemos das dificuldades em dias de chuva. Há muito o que se fazer e a gestão tem dado a atenção devida, mas muitas ações precisam de grandes recursos e o município não consegue sozinho. Precisa invocar recursos da união”.

Almir Fernando (PCdoB) defendeu a importância dos requerimentos. “A gente sabe que as necessidades são grandes e não podemos deixar de cumprir o nosso papel”.

Em 09.05.17, às 18h35.