Retorno das atividades movimenta plenário

Vereadores ocuparam hoje a tribuna da Câmara do Recife para avaliar desafios que serão impostos a esta nova legislatura. O vereador Estéfano Menudo (PSB) lembrou que trata-se de uma nova gestão municipal que lança desafios importantes à Casa legislativa. “Já nas primeiras reuniões deveremos votar a Lei de Diretrizes orçamentárias, que definirá o primeiro orçamento desta gestão”.

O vereador enalteceu a iniciativa do presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), em ter formado grupos para conhecer o trabalho realizado em outras Câmaras do país, como São Paulo, Fortaleza e Curitiba, para otimizar as atividades administrativas e legislativas oferecidas pela Casa. “Melhoramento de gestão não quer dizer apenas aquisição de espaço, mas reformulação de rotinas para desempenhar de forma mais eficaz. Já foram consolidados os relatórios elaborados por cada grupo que viajou, formulando um documento único”.

Estéfano Menudo disse que neste exercício a Câmara ganha mais dois assentos, trazendo maior fortalecimento de sua autonomia e poder nas discussões relevantes que favoreçam a aproximação do legislativo com a sociedade. “Cabe à Câmara garantir a governabilidade da administração assegurando sua continuidade se ela for positiva. Para exercer a contento o papel, cabe ao representante do povo ter grande disciplina partidária para que a ação de minorias não obstrua matérias de interesse da maioria. Acredito que as ações dos parlamentares sempre serão julgadas pelas urnas e por isso precisam mostrar coerência”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou que o novo prefeito deverá fazer grande gestão, pois o início já foi positivo. No entanto, lembrou que os vereadores podem fazer relatório dos problemas e enviar para o Executivo. “Temos problemas graves, por exemplo, de iluminação do Jordão à Guabiraba, na BR 101”.

Henrique Leite (PT) elogiou o discurso do colega relatando o poder desta Casa em intervir nos problemas da cidade. “Esta Casa dá grande contribuição à cidade e é isso que precisamos garantir para a população”.

 

Em 04.02.2013, às 18h43.