Reunião celebra Dia do Regente de Bandas e Fanfarras

Ele é o responsável por fazer a união entre a composição musical e os instrumentistas. O regente de bandas marciais e fanfarras cumpre, além disso, um papel social e cultural importante no Recife, onde o dia 20 de novembro é marcado como a ocasião especial para homenageá-lo. Por conta disso, a Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (21), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), uma reunião solene em alusão à data.

Almir Fernando é autor da lei nº 18.077, que criou em 2014 o Dia Municipal do Regente de Bandas e Fanfarras. Na tribuna do plenário da Casa de José Mariano, onde aconteceu o evento, ele ressaltou o papel dos regentes na cultura da cidade e na formação de jovens músicos.

“Esses mestres devem ser considerados patrimônios da cultura brasileira, por formarem uma imensa massa de profissionais. Além de professores, são apoiadores de cada aluno que se torna músico. Os regentes, em sua maioria, prestam um serviço sem remuneração e, mesmo assim, não perdem o entusiasmo pelo que fazem”, disse o parlamentar.

O presidente da Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (ABANFARE), Lourenço Maurício da Luz Neto, confirmou que os regentes do município trabalham quase sempre sem cobertura remuneratória. “Recebemos, há pouco, kits de fomento. Mas ainda trabalhamos de forma muito precária. Esse trabalho é muito relacionado ao amor que temos pela profissão e por acreditar na educação, no papel social da escola. Mas, hoje, fazemos isso de forma voluntária. Esperamos que, no menor tempo possível, a gente consiga resolver essa situação. Um ambiente em que se fala de música é sempre muito salutar.”

O diretor social da entidade, Israel Melo, também se pronunciou na tribuna sobre a falta de apoio à atuação dos regentes. “Este é um primeiro momento em que os regentes são lembrados. Nós falamos muito em ajudar as bandas, mas os regentes não são reconhecidos. Trabalhamos com crianças, jovens e adolescentes e não somos reconhecidos profissionalmente. Mas, agora, pelo menos o pontapé inicial foi dado.”

Assessor especial da vice-governadora Luciana Santos, o ex-deputado Luciano Moura a representou na solenidade. Ele defendeu a necessidade de melhoria nas condições de atuação dos regentes no Recife. “Nós vivemos sob a égide, dentro do que se coloca no Governo Federal, de um verdadeiro desmonte e abandono da cultura e dos valores mais caros da cultura do nosso povo. O movimento das bandas e fanfarras é um movimento de resistência.”

Durante a reunião, 14 regentes foram homenageados com diplomas comemorativos. O evento contou também com a participação musical das bandas marciais do Ginásio Pernambucano, do Rotary do Alto do Pascoal, e da Escola Caio Pereira.

A homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB). Ele enalteceu as ações desenvolvidas por Almir Fernando. “Almir Fernando é um dos vereadores mais atuantes desta Casa. Ao longo de todos os seus mandatos, ele tem se dedicado aos interesses do povo recifense. Suas ações dentro desta Casa são sempre voltadas ao reconhecimento das manifestações culturais.”


Foram homenageados na reunião solene:

Adjair Antônio de Souza Júnior

Alexandre Luiz da Silva

Alexsandro José Mariano

Elexsandro de Souza Silva

Evaldo Soares de Carvalho

Israel José Guedes de Melo

Ivison José da Silva Menezes

Lourenço Maurício da Luz Neto

Luciano Figueira de Menezes

Marcio José da Silva

Ricardo Teodoro de Moura Filho

Waldenilson Cunha Costa

Waldirei Rodrigues da Silva

Wilton Lima Pereira

 

Em 21.11.2019, às 17h31