Reunião debate nomeações de AADEEs

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo se reuniram com aprovados no concurso para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial da Prefeitura na Câmara do Recife nesta segunda-feira (07). O encontro, que discutiu a necessidade da nomeação dos agentes – que devem acompanhar estudantes com deficiência da rede municipal de ensino –, ocorreu na Sala da Presidência da Casa de José Mariano. O debate foi conduzido pelas vereadoras Ana Lúcia (PRB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, e Michele Collins (PP), presidente da comissão de Direitos Humanos e Cidadania.

O concurso para AADEEs, realizado em 2015, previu a contratação de 500 agentes – 272 já foram nomeados pela Prefeitura. Após a reunião, Ana Lúcia lembrou que a Câmara do Recife já havia cobrado mais contratações pelo Poder Executivo. “Desde o ano passado que Direitos Humanos e Educação vêm se alinhando quando a pauta tem a ver com as duas comissões. Educação e inclusão da pessoa com deficiência em sala de aula demanda, realmente, que as duas comissões se juntem. Já tínhamos pleiteado à Secretaria de Educação a ampliação da chamada dos AADEEs, que fazem a inclusão das crianças nas salas de aula. Sabemos que mesmo chamando todos os concursados ainda não atendemos a demanda de quase três mil crianças, mas a representante da secretaria de educação trouxe uma fala esperançosa.”

Michele Collins também ressaltou o papel das duas comissões na demanda pelas nomeações. A parlamentar fez questão de comentar a necessidade da presença dos AADEEs nas escolas. “Conseguimos reunir Direitos Humanos, Educação e trazer a representante da Prefeitura. Algumas pessoas concursadas nos procuraram, mas trazemos essa demanda porque representamos também a causa das pessoas com doenças raras e com deficiência. Só quem tem alguém em casa que precisa desse suporte é que realmente valoriza e sabe da importância de ter esses profissionais nas escolas. Muitas mães ainda não conseguiram levar seus filhos à escola porque elas não querem deixá-los com alguém que não vai ter a habilidade necessária. Essa é uma demanda que precisamos cuidar na cidade do Recife, não só nas escolas públicas, mas também nas escolas privadas.”

Segundo a gerente de gestão de pessoas da Secretaria de Educação do Recife Sandra Serralva, o município vai contratar os agentes aprovados no concurso antes da prescrição do certame. Ela se comprometeu a repassar à Câmara dados relativos às datas e quantitativos das nomeações futuras. “A notícia que podemos dar é que os aprovados podem aguardar. Esse concurso prescreve em janeiro de 2020 e, até lá, a Secretaria de Educação vai fazer a nomeação de todos os que estão dentro das vagas previstas. As nomeações serão realizadas por meio do Diário Oficial do Município.”

Em 07.05.2018, às 16h44