Reunião extraordinária analisa quatro projetos do Executivo
Somente um dos projetos, que está tramitando em regime de urgência, ainda aguarda aprovação da Câmara Municipal para as obras começarem. É o de número 09/2012, que vai desafetar parte da Rua da Linha, na Imbiribeira, para construção de uma passarela que vai interligar o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Terminal Integrado de Passageiros e ao Metrô do Recife. De acordo com a justificativa do projeto, a passarela servirá de instrumento de locomoção para possibilitar ao turista, ao chegar ao Estado, seguir diretamente à Cidade da Copa utilizando o transporte público de passageiros. “Essa obra é um dos compromissos do Estado perante a Fifa para a Copa das Confederações”, disse o secretário Executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo.
Os outros três projetos são: o de número 33/2008, que propõe desafetar uma área de mais de 5 mil metros quadrados, localizada na Avenida Central, no bairro da Estância, no trecho compreendido entre a Rua Rocha Pombo e Rua André Vieira de Melo, para a Construção do Terminal Integrado de Santa Luzia. É uma obra que faz parte do Sistema Estrutural Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. O projeto 6/2012 desafeta um trecho da Avenida Sul, com cerca de 2 mil metros quadrados, em Afogados, no logradouro denominado Largo da Paz. O objetivo é ampliar o Terminal Integrado Largo da Paz, de responsabilidade do Sistema Estrutural Integrado, operacionalizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. E finalmente o projeto 07/2012, que desafeta um trecho da Avenida Central, no Bairro do Barro, com cerca de 1 mil e 600 metros quadrados, para ampliação e construção de edificações do Terminal Integrado do Barro.
“Estamos analisando projetos que o público já tem conhecimento das obras que estão sendo propostas. O que nos resta é votar para homologar a obra feita. Somente o projeto da passarela respeitou os trâmites constitucionais. A Câmara devia ter sido consultada antes da execução das obras. Se nós, os vereadores, não nos impusermos, essas coisas irão acontecer”, disse Carlos Gueiros. Ele se reuniu com o secretário Executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo; e os dirigentes do Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiro da Região Metropolitana do Recife- STPP/RMR, do qual é participe o Município de Recife. Foram o diretor de Planejamento do Consórcio, André Melibeu e o presidente, Nélson Menezes.
Em 26.06.2012, às 12h30.