Reunião extraordinária analisa quatro projetos do Executivo

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realizou reunião extraordinária na manhã desta terça-feira, 26, para analisar quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo que têm em comum a desafetação de trechos de diversas áreas da cidade para construção e ampliação de terminais de passageiros, além de uma passarela que une o Aeroporto dos Guararapes ao terminal do Sistema Estrutural Integrado – SEI. Entre esses projetos, três já estão em execução, apesar de ainda não terem tramitado no legislativo, conforme determinam as regras constitucionais. “As obras só deviam ter começado se fossem aprovadas pela Câmara Municipal. O que temos a fazer agora é cumprir tabela”, lamentou o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB).

Somente um dos projetos, que está tramitando em regime de urgência, ainda aguarda aprovação da Câmara Municipal para as obras começarem. É o de número 09/2012, que vai desafetar parte da Rua da Linha, na Imbiribeira, para construção de uma passarela que vai interligar o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Terminal Integrado de Passageiros e ao Metrô do Recife. De acordo com a justificativa do projeto, a passarela servirá de instrumento de locomoção para possibilitar ao turista, ao chegar ao Estado, seguir diretamente à Cidade da Copa utilizando o transporte público de passageiros. “Essa obra é um dos compromissos do Estado perante a Fifa para a Copa das Confederações”, disse o secretário Executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo.

 

Os outros três projetos são: o de número 33/2008, que propõe desafetar uma área de mais de 5 mil metros quadrados, localizada na Avenida Central, no bairro da Estância, no trecho compreendido entre a Rua Rocha Pombo e Rua André Vieira de Melo, para a Construção do Terminal Integrado de Santa Luzia. É uma obra que faz parte do Sistema Estrutural Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.  O projeto 6/2012 desafeta um trecho da Avenida Sul, com cerca de 2 mil metros quadrados, em Afogados, no logradouro denominado Largo da Paz. O objetivo é ampliar o Terminal Integrado Largo da Paz, de responsabilidade do Sistema Estrutural Integrado, operacionalizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. E finalmente o projeto 07/2012, que desafeta um trecho da Avenida Central, no Bairro do Barro, com cerca de 1 mil e 600 metros quadrados, para ampliação e construção de edificações do Terminal Integrado do Barro.

 

“Estamos analisando projetos que o público já tem conhecimento das obras que estão sendo propostas. O que nos resta é votar para homologar a obra feita. Somente o projeto da passarela respeitou os trâmites constitucionais. A Câmara devia ter sido consultada antes da execução das obras. Se nós, os vereadores, não nos impusermos, essas coisas irão acontecer”, disse Carlos Gueiros. Ele se reuniu com o secretário Executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo; e os dirigentes do Grande Recife Consórcio  de Transporte, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiro da Região Metropolitana do Recife- STPP/RMR, do qual é participe o Município de Recife. Foram o diretor de Planejamento do Consórcio, André Melibeu e o presidente, Nélson Menezes.

 

 

Em 26.06.2012, às 12h30.