Reunião Pública aborda Semana Municipal da Astronomia

Com o objetivo de repercutir o projeto de lei 329/2017 que institui a Semana Municipal da Astronomia, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma Reunião Pública que contou com a presença de alunos e monitores do projeto Desvendando o Céu Austral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na manhã de hoje (20), no Plenarinho da Casa. De acordo com o vereador, a reunião tem como objetivo enaltecer o trabalho da Astronomia.

Segundo a proposição, a Semana Municipal de Astronomia será celebrada, anualmente, na semana em que incidir o dia 20 de setembro, data escolhida para prestar homenagem a George Marcgrave, data de nascimento do cientista alemão que ficou no Brasil entre 1638 até 1643. A partir do trabalho do cientista, Maurício de Nassau fez construir um Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul. De acordo com o vereador Wanderson Florêncio, o projeto de lei já foi enviado ao Executivo. "Logo iremos comemorar a aprovação na Casa", disse o parlamentar.

O professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ressaltou a importância para a cidade de possuir uma data específica com o objetivo de despertar  o conhecimento da astronomia. “Significa muito a Semana Municipal da Astronomia porque vai ajudar a melhorar a educação e praticar a chamada inclusão social. O Brasil pode, sim, ser conhecido por ser especialista na área de astronomia. A Semana é uma ação muito nobre para todos nós”. O professor aproveitou a ocasião para presentear o vereador Wanderson Florêncio  com um certificado enaltecendo a contribuição do parlamentar em relação à divulgação da astronomia e pela elaboração do projeto de lei. Além do certificado, o vereador Wanderson Florêncio recebeu livros que abordam a astronomia.

Assim como o professor Antônio Carlos Miranda, Cleiton Batista, da coordenação do Espaço Ciência, considerou muito positiva a iniciativa do vereador Wanderson Florêncio. Também presente no evento, Deyse Almeida, coordenadora EREM Benedito Cunha Melo, confessou que a curiosidade dos alunos pela astronomia é gratificante. “Os currículos escolares não contemplam essa área. Os estudantes gostam tanto de vivenciar a astronomia que estão fundando até um clube. Cerca de 70 participam. E com a ideia da criação da Semana, propicia uma grande experiência às escolas”. Ana Paula Bruno, professora da UFRPE, também concordou com os palestrantes e parabenizou o vereador Wanderson Florêncio pela criação do projeto de lei.

Bruno Ramos Galindo, 13, aluno do projeto Desvendando o Céu Austral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi convidado para conhecer a NASA em julho deste ano e estava muito feliz por participar da reunião pública. “Sempre gostei de ler livros sobre astronomia e, com o projeto, aprendi muito sobre tecnologia e universo. Comprei até um telescópio. É muito bom observar a lua e as estrelas”.

 

Em 20.03.18 às 12h06.