Reunião Pública discute problemas da Rua da Aurora

Um dos principais cartões postais do Recife, a Rua da Aurora, localizada no centro da cidade, foi o tema da Reunião Pública realizada na manhã desta terça-feira, 17, no Plenarinho da Câmara, por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PSB). Na abertura do encontro ela explicou que o objetivo era aproximar a gestão municipal dos moradores daquela área, diante das reclamações e reivindicações em relação a situação de degradação da rua.

A Reunião teve a participação de vários representantes da Associação Amigos da Aurora. Um deles, Péricles Duarte, afirmou que a praça não vem sendo varrida, não há coleta de lixo nem banheiros. “Já temos grandes engarrafamentos, como vai ficar o trânsito após a entrega dos novos imóveis que estão sendo construídos?”, indagou.

A Gerente de Praças da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Vera Andrade, respondeu que até o final de abril devem ser iniciados os trabalhos de recuperação do Cais da Aurora. “A limpeza já começou na margem do rio, assim como a varrição, limpeza da vegetação, capinação, tratamento fitossanitário. Em seguida será refeita a poda.”. Ela também anunciou que a recuperação do gradil e a melhoria da iluminação também estão previstas no projeto de recuperação.

Para o designer Keops Ferraz, muitos empreendimentos começam a ser erguidos e os moradores estão preocupados com as transformações que podem ocorrer no quadrilátero da rua, localizado entre a Avenida Norte e a Avenida Mário Melo. “Queremos que o bairro tenha uma estrutura mais humanizada”, resumiu. Eles também querem ter acesso ao projeto de requalificação que está sendo elaborado pela Prefeitura do Recife. O presidente do Instituto Pelópidas Silveira, João Domingos, afirmou que está sendo analisada de que forma a entrada dos novos empreendimentos poderá ser atenuada para que a população do bairro mantenha a sua qualidade de vida.

Ao final do encontro, a vereadora Marília Arraes propôs a realização de uma reunião com o presidente da URB Recife e representantes dos moradores da Rua da Aurora e do Instituto Pelópidas Silveira para apresentação e discussão do projeto de requalificação que está sendo elaborado para a Rua da Aurora. Outra sugestão da parlamentar foi uma visita ao Ministério Público para a discussão do uso do espaço público da Aurora por empresas privadas, como é o caso de um posto de combustíveis instalado naquela rua, alvo de reclamação dos moradores.

Também fizeram parte da mesa de debates da Reunião Pública, o Gestor Jurídico da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, Luciano Carrasqueira; a assessora da Diretoria de Projetos da URB Recife, Adriana Figueira; e a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/PE, Carmem Muraro. Estiveram presentes o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o maestro Ademir Araújo, a técnica de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Sayonara Freire e vários moradores do bairro da Boa Vista.

A  Rua da Aurora tem 209 anos, começa na Rua da Imperatriz, na Boa Vista, e vai até a Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro.  Nela há prédios de estilo neoclássico, como a Assembleia Legislativa e o Ginásio Pernambucano. Também abriga vários equipamentos culturais, como o Cine São Luiz, Monumento Tortura Nunca Mais, a escultura Carne da Minha Perna (mais conhecida como o caranguejo gigante em homenagem a Chico Science), além de sobrados coloridos, as estátuas de João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira.

Em 17.03.2015, às 13h29