Reunião Solene abre trabalhos legislativos

A reunião solene destinada à abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife, ocorreu nesta segunda-feira, 03, com a presença dos vereadores e vereadoras da cidade. O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), fez a instalação da 3ª Sessão da 16ª Legislatura, conforme prevê o Artigo 12 da Lei Orgânica do Recife. A mesa dos trabalhos foi composta pelo vice presidente, Eduardo Marques (PTB), e pelos secretários municipais de Relações Institucionais, Fred Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo.

O líder do governo, Gilberto Alves (PTN), destacou que este será um ano de  importantes  desafios. “Teremos a  responsabilidade de sediar a Copa  e iremos nos deparar com a responsabilidade de escolher  os rumos do nosso país e do nosso Estado. Mas temos,  sobretudo,  a  obrigação de continuar  as mudanças iniciadas  no ano passado e manter o  Recife nos trilhos deste novo rumo”.   Ele  ressaltou ainda que a  atual gestão da Prefeitura  iniciou a construção de uma  cidade mais humana e com melhor prestação de serviços públicos.  “Em 2013,  com planejamento e capacidade de gestão, começamos a executar 142 dos 196 compromissos que constam no programa de Governo de Geraldo Júlio”.

O parlamentar  relatou iniciativas como a Faixa Azul, reordenamento da orla de Boa Viagem,  inauguração da primeira Upinha 24 horas, entre outras medidas. “E em 2014, começaremos a perceber com mais clareza os resultados de tudo aquilo que foi iniciado no ano passado. Isso se dará,  por exemplo, através da entrega do primeiro Hospital da Mulher do Recife, de pelo menos mais três Upinhas 24 horas, de dois Compaz e da Via Mangue”.  Gilberto Alves  aproveitou ainda para  elogiar o empenho da bancada de governo.  “Seria  até repetitivo falar da lealdade deste  grupo perante o  compromisso assumido com os seus  eleitores, de estar ao lado da gestão nos grandes temas de interesse da cidade. Sem nunca deixar de lado suas convicções pessoais e as causas pelas quais sempre militaram nas suas vidas públicas”.

Em nome da bancada de oposição na Casa de José Mariano, o vereador Raul Jungmann (PPS) enalteceu os trabalhos  realizados  pelo legislativo recifense. “No ano passado,   demos passos importantes  como a implantação da corregedoria, da ouvidoria,   anúncio da realização do concurso publico e esperamos que todas estas iniciativas se  tornem realidade nesse ano que vamos viver”.  O parlamentar ressaltou a importância do papel da  desempenhado por sua bancada. “Ser  da oposição  não é ser somente do  contra. Aqui  somos  todos  representantes, e a oposição exerce a fiscalização que faz parte da democracia e é parte inerente do processo. A oposição continuará  cobrando”.

Além de enumerar os vereadores que formam atualmente a bancada de oposição, Raul Jungmann elencou a possibilidade de ampliação do grupo. “Se efetivamente partidos como PT  e PTB  caminharem para a independência no cenário local,  triplicaremos a  oposição dessa Casa”.  Em relação às ações do Executivo,  ele foi enfático em afirmar que o “prefeito não entregou o novo Recife,  porque a mobilidade continua a mesma. A questão de faixas exclusivas são benvindas mas não é isso que muda a mobilidade e o  transporte”.  Concluiu dizendo que este ano procurará instalar uma CPI dos Transportes na Câmara e criticando  os índices  na educação, habitação e segurança. “ O ano de 2014 pode ser definido em quatro palavras: Copa, eleições, manifestações e economia”.

O secretário de  Planejamento e Gestão,  Alexandre Rebelo,  fez a leitura da mensagem do prefeito Geraldo Júlio, em cumprimento  ao artigo 54 -  inciso VII  da Lei Orgânica do Recife.  O documento  foi organizado por áreas de atuação da Prefeitura e  mostrou o detalhamento dos programas, projetos e atividades desempenhadas no ano passado. Mesmo reconhecendo que 2013 foi um ano que apresentou dificuldades  no cenário internacional e nacional, afirmou que o desafio foi enfrentado. “ Foi possível  avançar  na qualidade do gasto  público, orientar a alavancagem das receitas próprias, através de captação de convênios e operações de créditos, elevando a capacidade de investimento em obras e ações que melhoram a qualidade dos serviços prestados  à população”.

O secretário frisou  que o volume de  investimento da Prefeitura – representado pela despesa que produz aumento do patrimônio público colocado à disposição da sociedade, sob a forma de bens e serviços permanentes -  alcançou o patamar de R$ 530 milhões  em 2013, o primeiro deste mandato, diante da média de  R$ 121 milhões dos primeiros anos nas três  últimas gestões, valores corrigidos pelo IPCA.  Em seguida, Alexandre Rebelo  fez um amplo relato  dos trabalhos desenvolvidos pela  gestão  nas  mais diversas áreas a exemplo de educação,   saúde, manutenção  e ordenamento urbano, cultura, mobilidade urbana, habitação , segurança, dentre outras.

A perspectiva para este ano, segundo a mensagem encaminhada pelo poder Executivo, aponta para novos desafios e oportunidades decorrentes da conjuntura política e econômica que se desenha.  “Reiteramos  o compromisso com uma gestão democrática e popular, fortalecendo a transparência e controle social, orientando as prioridades da políticas públicas para as pessoas que mais precisam”.  O secretário destacou ainda a  parceria com a Câmara Municipal para o encaminhamento das questões de interesse público, com a vigilância no acompanhamento das ações do governo.

Em 03.02.2014, às 19h34.