Reunião solene celebra o Dia Municipal do Doador de Sangue
A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue. No Brasil, os hemocentros têm déficit de doadores de sangue e, consequentemente, as instituições não possuem hemocomponentes necessários para atender a população necessitada. “Ocorre que a nossa sociedade não tem a cultura de doar sangue regularmente, o que ocasiona perdas de vidas que poderiam ser evitadas. São várias as demandas para a captação de sangue: acidentes, portadores de hemofilia, leucemia e anemias, entre outros”, justificou o vereador.
Almir Fernando enfatizou que a doação de sangue não provoca risco ou prejuízo à saúde do doador. A conscientização da importância da doação e a desmistificação do tema seriam, segundo ele, fundamentais para que mais pessoas doassem sangue espontaneamente. “É um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. Uma única doação de sangue dura poucos minutos e é suficiente para salvar várias vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue. É pouco para o doador e muito para quem precisa!”.
O vereador concluiu o discurso fazendo questão de elogiar todos os voluntários. “Finalizo minhas palavras fazendo um grande apelo: sejam doadores de sangue. Tomem como exemplos esses voluntários aqui presentes. Salvar vida é um ato de grandeza humana, uma atitude de ser humano que ama sua vida e ama o próximo. É, inclusive, um dos mandamentos de Jesus Cristo. Parabéns a todos e todas e viva a vida!”. Logo depois das palavras do vereador Almir Fernando, foram anunciados os homenageados da reunião solene.
O diretor presidente do Ihene, Clemente Tagliari, em nome de todos os homenageados, dirigiu-se à tribuna ressaltando o valor do sangue para a vida de todos e a palavra gratidão representa plenamente o voluntário. “Não existe outra palavra para essa nobres pessoas. A gente só lembra da doação de sangue quando alguém da família precisa. Quando chega alguém baleado em um hospital, e quando existe sangue disponível, o paciente aguenta até o cirurgião chegar e resolver o problema do acidente ou do sangramento. E, se não tem sangue, a pessoa morre. Não se fabricou nada, até hoje, que consiga substituir a hemácia.
Clemente Tagliari lembrou que no Brasil não existe o hábito da doação e citou o papel desempenhado pelo hemocentro. “Já houve uma melhora nos números, mas estou há 42 anos nessa missão e sempre trabalhamos no limite, no gargalo. Sinto muito honra de estar nessa batalha. O que hemocentro faz é estocar, guardar, colher e estar à disposição quando a pessoa precisa. Minha vida é dedicada totalmente à causa. Agradeço a todos e todas que compareceram à Câmara. Parabéns”.
Representando o GSH Hemato Banco de Sangue, Ana Luiza Vasconcelos também enalteceu o papel do doador. “Quero agradecer a todos e todas que estão no plenário e também à minha equipe onde todos realizam um trabalho com todo o carinho. Sejamos multiplicadores do amor e da solidariedade. Obrigada pela homenagem e saúdo todas e todos por estarem aqui presentes”.
Ao término da solenidade, o vereador Ricardo Cruz disse ter ficado emocionado com a iniciativa do vereador Almir Fernando. “Essas pessoas são tão valiosas para a sociedade e fico feliz em poder conhecer cada um de vocês”.
Instituições e doadores Homenageados (as):
IHENE
Alex André Gomes da Silva
Cristiano Araújo Xavier
Marivaldo Caetano da Silva Filho
Milton Rodrigues de Souza
Paulo Sérgio da Silva
Oseas Alves Bonfim
GSG Hemato Banco de Sangue
Adilson Cavalcanti de Lima
Carolina Araújo Leite da Silva
Daniel Coutinho Cavalcanti
Everaldo Lopes Vieira
Kaio do Nascimento Vieira
Marcelo Costa dos Santos
Seluiz Bezerra Sobreira da Silva
Erick Henrique
Fábio Noronha Clemente Santos
Fernando Rodrigues de Souza
Juselino Bandeira da Silva
Em 11.12.2019 às 20h22.