Reunião solene comemora Dia do Engenheiro

“Profissional dedicado a construir o melhor caminho para o desenvolvimento de uma cidade”. Com esta afirmação o vereador Jurandir Liberal (PT) definiu o trabalho do engenheiro, durante a reunião solene que homenageou a categoria na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 11. Ele fez questão de destacar que há 15 anos promove uma solenidade na Casa para celebrar a data, as conquistas realizadas pelo sindicato da categoria e o orgulho de sua formação acadêmica. “Sou engenheiro com muito orgulho e se eu tivesse que fazer uma opção, faria de novo engenharia”, ressaltou o parlamentar.

A reunião solene ocorreu exatamente no mesmo dia, em 11 de dezembro,  Dia do Engenheiro, em que foi assinado o decreto Federal número 23.569, que regulamentou a profissão de engenheiro e arquiteto, no ano de 1933. “Em mais de oitenta anos, vários profissionais vêm dedicando as suas vidas a buscar soluções, em diferentes  momentos históricos, reconstruindo rotas e sonhos da sociedade”.

Jurandir Liberal fez então uma análise a partir  da segunda metade dos anos 1970, da contribuição dada por estes profissionais na luta pelo fim da ditadura militar no Brasil e para o fortalecimento dos sindicatos.  “Eu fiz parte do Diretório Acadêmico (D.A.) de engenharia e discutíamos com os profissionais liberais a redemocratização do país, em 1974”. Lembrou ainda de um grupo de amigos que conseguiu disputar e vencer as eleições para o Clube de Engenharia e, anos depois, para o sindicato da categoria.

Além de questões macro, a exemplo da participação na Campanha para as Diretas, os profissionais que assumiram o sindicato no início dos anos de 1980 encararam outras bandeiras como  “a  valorização profissional e a luta por um  piso para os engenheiros”. Reafirmando que o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco ( Senge ) é um dos mais antigos e importantes do país, o atual presidente, Fernando Rodrigues Freitas, elencou as lutas históricas da categoria e o compromisso da entidade com as conquistas democráticas.

Ele agradeceu a homenagem recebida do Legislativo Municipal do Recife, ressaltando que a “Casa de José Mariano é a Casa do Povo” e recebeu uma placa comemorativa, alusiva à data, das mãos de Jurandir Liberal. A  reunião solene foi presidida por Vicente André Gomes (PSB) que parabenizou o a iniciativa, dizendo que  “em   26 anos como vereador,   há 15 anos vejo esta homenagem aos engenheiros”. A mesa da solenidade contou com a presença também do presidente do Crea-PE, Evandro Carvalho; presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos;  diretor Geral da Mútua-PE, Augusto José Nogueira.

 

Em 11.12.2015, às 14h