Reunião solene homenageia a música brega

Um dos gêneros musicais mais apreciados pela população recifense – o brega – foi homenageado na Câmara do Recife nesta sexta-feira (15). Por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC), o Legislativo municipal realizou, no plenário, uma reunião solene em celebração ao ritmo. Romântico, popular e diversificado, o brega recebeu o reconhecimento da Casa por meio de homenagens a 49 bandas e personalidades ligadas ao meio musical.

Ao tomar a palavra na tribuna da Câmara, Wanderson Florêncio pediu um minuto de silêncio em respeito ao cantor Davidson Santos, falecido na última segunda-feira (11). Em seu discurso, o parlamentar recuperou a história do brega e falou sobre o projeto de lei nº 351/2017, de sua autoria, que propõe criar o Dia Municipal da Música Brega no Recife. A data escolhida, 14 de fevereiro, presta homenagem ao nascimento do cantor Reginaldo Rossi (1944-2013).

“Nós temos uma dedicação muito forte à cultura da nossa cidade. Este ano, tivemos a oportunidade de homenagear o frevo e a cultura afro-brasileira. O brega é um movimento muito ligado ao Recife. Como o fiz com o frevo, nos comprometemos a enaltecer o brega a cada ano e valorizar sua cultura. Quero fazer possível para divulgarmos, promovermos e levarmos a todos o conhecimento da importância do brega”, afirmou Wanderson Florêncio.

A solenidade foi marcada por diversas intervenções musicais feitas pelos músicos presentes. Os artistas Augusto César, Carlos André, Paulo Márcio e Walter de Afogados, bem como as bandas Labaredas e Camelô, estiveram entre as atrações que se apresentaram durante a reunião.

Os homenageados foram representados na tribuna pelo cantor Augusto César, que ressaltou a necessidade das políticas de fomento cultural e da união entre os artistas. “É preciso um motivo para ser agraciado. E esse motivo é o trabalho. Todos nessa lista de homenageados trabalharam por isso. É hora de se reunir e de se unir mais. Recife tem talentos. Não começamos agora, temos estrada. Vamos defender essa história, aproveitar esse gancho. Vamos brigar por esse espaço que é nosso”, disse.

Também subiu à tribuna o cantor André Viana, que falou em memória de Davidson Santos. “Ver esse movimento crescer a cada dia que se passa me deixa muito satisfeito. Vim desejar sucesso a todos. Saímos de casa na sexta-feira e só voltamos na segunda, pegando estrada. É uma carreira sofrida. Perdemos um grande amigo nesta semana. Para mim, Davidson tinha uma das melhores vozes de Pernambuco. Este diploma eu dedico a ele”, afirmou.

A cerimônia, presidida pelo vereador Chico Kiko (PP), contou ainda com a presença dos vereadores Eriberto Rafael (PTC) e Hélio Guabiraba (PRTB). Como não poderia deixar de ser, a reunião foi encerrada com música ao vivo.

 

Homenageados da reunião solene:

1. André Viana

2. A Favorita

3. A Musa

4. Assis Cavalcante

5. Augusto César

6. Banda Agravo

7. Banda Metade

8. Banda Camelô

9. Banda Labaredas

10 .Banda Paixão Brasileira

11. Banda Rossi

12. Banda Torpedo

13. Banda Trepidant’s

14. Banda Luminar

15. Banda Mega Love

16. Carlos André

17. Chama do Brega

18. Conde Só Brega

19. Cláudio Alexandre

20. Condinho

21. DJ Preá (póstuma)

22. Di Angelo

23. Eliel Barbosa

24. Elvis Soares

25. Fábio Beloth

26. Folha o Temporar

27. Gino Liver

28. Koka Lee

29. Leonardo Sullivar (representado por seu filho, Marcos Menezes)

30. Leo Bonny

31. Loira Marrenta (Carla Alves)

32. Limarco Lima

33. Luciano Costa

34. Marco Livre

35. Mêvinha Queiroga

36. Mauricio Carlos

37. Marlene Andrade

38. Múcio Antonio

39. Neide Santana

40. Nino NPA Produções

41. Orquestra Brilhante

42. Os Karetas

43. Paulo Márcio

44. Ribamar José

45. Robson Ricardo

46. Tarcys Andrade

47. Tony de Pádua

48. Walter de Afogados

49. Walter Ventura

 

Em 15.12.2017, às 13h13