Reunião solene para realizadores de artes

Para comemorar os dez anos de existência da Artepe – Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco -, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou uma reunião solene, com lançamento de um selo comemorativo na Câmara do Recife, ontem. A entidade foi fundada em janeiro de 2003, no Galpão das Artes de Limoeiro, mas tem sede em Recife. O objetivo dela é organizar e incentivar a atividade teatral no Estado.

A Associação tem companhias e grupos teatrais na Região Metropolitana, Agreste, Zona da Mata e Sertão. Segundo o vereador, os filiados da entidade, nesses dez anos, realizaram dezenas de espetáculos, com montagens premiadas pela crítica especializada. “Foram vistos por centenas de pessoas, criaram inúmeros empregos diretos e indiretos, o que faz da Artepe uma importante fomentadora de economia no terceiro setor”.

Além de inúmeros prêmios, em 2012 a Artepe ganhou o Prêmio BNB de Cultura no projeto Leituarte II, promoveu oficinas, encontros e seminários em diversas cidades. Ainda no ano passado, a entidade circulou pelo nordeste com o projeto Xaxado, Meu Bem, Xaxado, da Fundação Cabras de Lampião, homenageando o centenário de Luiz Gonzaga. 

Clébio Marques, presidente da Artepe, ressaltou que durante esses dez anos muita coisa mudou, práticas foram abandonadas, e novos conceitos apreendidos. “Com esforço e dedicação conquistamos sede própria. Ao longo desses anos, trabalhamos na consolidação de políticas públicas de cultura, participando de congressos, fóruns, e conferências. Agradeço ao vereador Almir Fernando pela homenagem prestada à entidade”.

O representante dos Correios, Jailson Lima,  fez a obliteração do selo lançado em homenagem à entidade. Ele disse que o selo retrata o desenvolvimento de um país e de pessoas. “O selo leva a imagem e a marca dessas entidades através do mundo, pois se trata de uma linguagem universal”.

 

Em 22.03.2013, às 18h24.