Reverendo Abner Assis recebe Título de Cidadão
A vereadora ressaltou que o reverendo é natural de Mandaguari, no Paraná. Perdeu a mãe cedo e distanciou-se da religião e só aos 18 anos voltou a estudar. A trajetória dele tem se caracterizado pela dedicação à Igreja e pela fidelidade em pregar o evangelho, credenciando-o como um referencial na nossa geração. “Na década de 70 iniciou os estudos de Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, em nossa capital e ainda como estudante liderou a mocidade da Igreja Presbiteriana do Presbitério e Sínodo daqui. Iniciou ainda o acampamento Palavra da Vida do Nordeste”.
Mas foi em setembro de 1973 que ele foi convidado para assumir um grupo dissidente da Igreja Presbiteriana do Pina, o marco inicial da implantação da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem. Ordenou-se e em 1980 recebeu uma bolsa no Columbia Theological Seminary, na Georgia, nos Estados Unidos. Em 1990 saiu da Igreja de Boa Viagem e fundou a Congregação Memorial em Piedade, onde permaneceu até 2014. “Ele fundou outras igrejas e outros ministérios. É defensor incansável da família e dos valores cristãos. Completou 40 anos de ministério ordenado. Por isso prestamos esta homenagem a um líder atuante, cujo trabalho é reconhecido por inúmeras pessoas das mais diversas instituições religiosas de Recife”.
Michele Collins relatou que ao voltar dos Estados Unidos, ele fundou a Academia Cristã de Boa Viagem, iniciando as atividades com apenas 30 alunos. A ACBV é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos e reconhecida de utilidade pública. Atende alunos do berçário ao ensino médio em duas unidades. São mais de 700 alunos e o quadro de funcionários conta com 90 profissionais. Foi considerada pelo Enem como uma das melhores escolas da cidade, ministrando educação integral.
O pastor Abner Assis agradeceu a Deus e a esposa dele Rosália Assis a quem denominou de vocacionada ao pastorado e que sem ela nada teria conseguido. Disse que tem trabalhado para espalhar igrejas por onde passa e dedicou a homenagem aos que o acompanham nesse ministério de espalhar Deus nos corações. “Saí de casa e depois voltei porque Jesus me chamou. Cheguei ao Recife e fui trabalhar na Igreja de Jaboatão dos Guararapes. Fiquei depois 17 anos na Igreja de Boa Viagem. Fundei com minha esposa a Academia que agora completa 30 anos”.
Rosália Assis, diretora da Academia, disse que esse era um momento importante na vida de todos, mas dedicava a Jesus a homenagem. “É importante reconhecer as pessoas chamadas ao trabalho por Jesus. Admiro meu marido pela fidelidade, trabalho e persistência pelo ministério. A igreja de Boa Viagem acatou nosso projeto e o sonho se transformou em realidade. Queremos expandir e criar na unidade da Lagoa do Araçá uma escola bilíngue e quem sabe fundar uma Faculdade, deixando esse legado”. Ao final da solenidade 18 diretoras, coordenadores, professores e professoras, além de funcionários foram agraciados com um diploma de honra ao mérito. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).
Em 29/08/2017 às 20h17.