Ricardo Cruz aborda atuação da Guarda Municipal de outras cidades

Uma das principais pautas do vereador Ricardo Cruz (PPS) é a Guarda Municipal do Recife e as mudanças em torno da instituição. E na tarde desta quarta-feira (21), durante reunião plenária, ele falou sobre as visitas que fez ao Cabo de Santo Agostinho e Cabedelo, na Paraíba, cidades que, segundo ele, têm a segurança reforçada através do poder de polícia cedido à guarda.

Segundo o parlamentar, os municípios em questão têm conseguido combater a violência com mais eficácia em decorrência do uso de armamento. Ricardo Cruz defendeu o mesmo para a Guarda Municipal do Recife e destacou alguns números obtidos através de um relatório da instituição no Cabo.

“Entre janeiro e novembro de 2017 foram realizados 917 procedimentos, sendo apreendidas 34 armas de fogo, 34 ações evitando agressões, brigas e conflitos, 33 impedindo roubos e 37 combatendo o vandalismo. Esses dados servem de exemplo para o Recife que deixa de ter a segurança das ruas reforçada em decorrência do não armamento de nossa guarda”. Ricardo Cruz contou ainda que, no mês de março, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife para debater, junto com a sociedade, a situação da segurança pública na cidade.

Compartilhando da mesma opinião que Ricardo Cruz, Amaro Cipriano Maguari (PSB) relatou que a Guarda Municipal de Campinas, em São Paulo, é um exemplo em eficiência e repetir atuações bem sucedidas como essa tornaria possível a unificação das forças de segurança em Pernambuco. Almir Fernando (PC do B) também concorda com os dois parlamentares e citou a atual situação do Rio de Janeiro. “É um momento bastante difícil e lamentável ver o quanto a população carioca está exposta à violência. Aqui em Recife, quando foi criada a Secretaria de Segurança Cidadã, achei que seria a oportunidade de armar a guarda e dar apoio e proteção aos turistas, mas infelizmente, isso não aconteceu”.

Em 21.02.2018, às 17h