Ricardo Cruz cobra armamento da Guarda Municipal

O vereador Ricardo Cruz (PPS) cobrou da gestão a demora em armar a Guarda Municipal do Recife, a exemplo de outras cidades, como cabo de santo Agostinho e Petrolina onde a corporação já tem porte de arma e pode fazer uso desse equipamento, com base na lei federal 13.022. Para ele não tem sentido que os guardas enfrentem a bandidagem sem estar armada para sua própria proteção, para desempenhar melhor suas funções e excelente atuação na cidade.

O parlamentar sugeriu ao líder do governo na Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael (PTC), marcar um debate sobre a questão. Rinaldo Júnior (PRB) ressaltou que o colega defende uma corporação capacitada. Lembrou que já estiveram com secretário de Governo Sileno Guedes e Alto Comendo para debater assunto, ocasião em que foi assinado acordo. “Só cumpriram parte do acordo. Eles continuam ser a carteira funcional, e o colete e fardamento não foram atendidos por inteiro. A Guarda padece da falta de infraestrutura”.

O líder do governo na Casa lembrou que a discussão sobre a Guarda vem desde o ano passado e que a gestão criou uma Comissão de parlamentares para discutir assunto. Segundo ele, a Guarda já mostrou sua capacidade, mas que a questão do armamento exige a cautela necessária. “A Comissão de Segurança pode ir junto com outros parlamentares procurar o secretário de Segurança para saber em que pé estão as coisas. Precisamos fazer ajustes legais”. Aline Mariano (PMDB) sugeriu que se ampliasse a Comissão abrindo para que outros parlamentares possam fazer parte. Ela disse que gostaria de participar, sugerindo que também convidasse alguém da secretaria de Governo.

 

Em 26.02.2018 às 18h40.