Ricardo Cruz discute reunião pública sobre segurança na Zona Sul

A segurança pública na Zona Sul do Recife será o foco de uma reunião pública a ser realizada pela Câmara do Recife às 19h nesta quarta-feira, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Osvaldo Lima Filho, localizado no bairro do Pina. A iniciativa do debate é do vereador Ricardo Cruz (PPS), que levou o tema à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (27).

Para a reunião, foram convidadas as autoridades de segurança do Estado e do município. De acordo com Ricardo Cruz, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara. “Vamos fazer um grande debate em relação à segurança pública. Nossa expectativa é chegar a algumas ideias que possamos colocar em prática para diminuirmos os índices de violência, de furto e de roubo na Zona Sul do Recife.”

Em um aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) – presidente da Comissão de Segurança Cidadã – parabenizou o colega e salientou a importância das reuniões públicas. O parlamentar ainda criticou o fechamento de delegacias no período noturno e cobrou o armamento da guarda municipal. “Esse tipo de reunião é importante. Dá a oportunidade para as pessoas falarem sobre suas ruas e comunidade e para que o poder público tome conhecimento. Espero que o secretário de Defesa Social compareça e apresente o que tem sido feito, o que está planejado, e que seja uma grande reunião”.

Assim como Almir Fernando, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) cobrou o armamento da guarda. “Vossa excelência está de parabéns. É uma iniciativa necessária. Que a segurança seja não nó na Brasília Teimosa e na Zona Sul, mas em toda a nossa cidade. Por mais que não haja apoio à guarda armada, a luta tem que continuar. Esse é um debate muito importante para a sociedade.”

Contrário ao armamento da guarda, Ivan Moraes (PSOL) saudou Ricardo Cruz pela iniciativa do debate. Ele cobrou programas de prevenção à violência por parte da Prefeitura e também lembrou que falta uma política de redução de danos para dependentes químicos. “É um tema muito importante que não vem sendo abordado com a seriedade que merece. A Secretaria de Segurança Cidadã é a secretaria do Compaz: direciona todos os seus esforços a um equipamento espetacular, mas só a ele. O município deve fazer o seu papel de prevenção à violência.”

Em 27.02.2018, às 16h53