Ricardo Cruz diz estar otimista sobre posse de terra para moradores de Brasília Teimosa
Cerca de 10 mil pessoas que residem no perímetro da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) de Brasília Teimosa podem ser beneficiadas. “Este é um momento de esperança para uma população que sempre lutou pelo direito à moradia. Eu acredito que desta vez isso irá se concretizar”, comentou o vereador. Brasília Teimosa tem cerca de 75 hectares, dos quais 49 são considerados Zeis. “Os moradores da comunidade são donos de suas casas, mas não dos terrenos onde elas foram construídas. É uma situação que precisa do reconhecimento dos poderes públicos”, disse Ricardo Cruz.
Na sexta-feira, dia 3 de abril, segundo o vereador, o secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, realizou reunião com os moradores, às 19h, na Escola Estadual João Bezerra. “Foi uma reunião com muitas pessoas e eu estive presente. Foi nessa ocasião que ele prometeu que a Prefeitura dará a documentação necessária para a posse definitiva do terreno. O clima agora é de expectativa”, ressaltou Ricardo Cruz. O terreno, que já pertenceu à União, agora é de propriedade da Prefeitura do Recife.
Na década de 1970, o então presidente João Batista de Figueiredo deu o título de posse a alguns moradores, que não despertaram para a necessidade de registrar em cartório. Por causa dessa falha, a decisão ficou sem efeito. Anos depois, quando o terreno já pertencia à Prefeitura do Recife, o prefeito João Paulo assinou a documentação de 31 títulos de posse de terra, mas desde então não houve avanço.
Em 10.04.2019, às 17h25.