Ricardo Cruz elogia nova técnica de controle do mosquito da dengue

Um novo método de controle do mosquito Aedes aegypti – que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika – foi colocado em prática no Recife. A implantação da técnica, que se utiliza de armadilhas com um larvicida que depois é espalhado pelos próprios insetos, foi repercutida na Câmara nesta quarta-feira (19). Durante a reunião plenária, o vereador Ricardo Cruz (Cidadania) elogiou a ação da Prefeitura.

A aplicação das armadilhas é feita em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia e o Ministério da Saúde. Ao todo, serão espalhadas no Recife 700 estações disseminadoras de larvicida. O projeto foi iniciado no dia 12 de Junho, no bairro de Casa Amarela.

“Dengue, chikungunya e zika são doenças que acometem o ser humano e podem até levar ao óbito. Tivemos, há algum tempo, uma epidemia na nossa cidade e é importante a preocupação da Prefeitura no sentido de combater a proliferação dessas doenças controlando os insetos”, afirmou Ricardo Cruz.

As armadilhas são compostas por baldes plásticos cobertos com panos cobertos por larvicida. As fêmeas dos mosquitos são atraídas pela água contida nos recipientes. O larvicida não tem efeito letal imediato nos mosquitos adultos, mas encurta a vida das fêmeas e impede o desenvolvimento dos ovos fecundados.

Em 19.06.2019, às 16h11