Ricardo Cruz fala sobre o Dia Nacional da Guarda Municipal

“Fico muito feliz por comemorar esse dia, ainda mais porque fui o primeiro guarda da cidade do Recife. Temos lutado pela nossa categoria e aqui, nessa Casa, todos os meus pares tem apoiado muitas causas, como a aprovação da lei que permite a entrada gratuita desses servidores em estádios de futebol, teatros e cinemas”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (10).

De acordo com o parlamentar, a Guarda Municipal do Recife exerce um trabalho muito importante em favor da sociedade, porém, o seu armamento, que permite atuação em conjunto com a polícia, não tem previsão para acontecer. “A implementação da lei 3.022, que possibilita o uso de armas pelos guardas, tem sido bastante pautada. Lamento muito a não efetivação da proposta diante do alto índice de violência que vive a capital pernambucana”.

O vereador acredita que o trabalho em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), viabiliza maior impacto na diminuição de ocorrências e assaltos a ônibus na cidade. “Temos exemplos como: São Paulo e Minas Gerais, onde a Guarda trabalha armada, fazendo a segurança ostensiva e preventiva. Aqui, no nosso Estado, as cidades de Petrolina e Cabo de Santo Agostinho já contam com essa atuação nas ruas”.

Para Ricardo Cruz, a Guarda Municipal, além de proteger os cidadãos, também cumpre um papel social, ao atuar em outros seguimentos, como a Brigada Ambiental. “Aqui no Recife, o comandante Júlio Melo, da brigada local, tem feito um excelente trabalho. Parabenizo ainda, todos que atuam na patrulha Maria da Penha, Rondas Escolares, Segurança da Orla e Salvamento Aquático. Seguimos juntos na luta, dessa instituição centenária”.

Em 10.10.2017, às 17h02