Rinaldo Júnior alerta sobre risco de chuvas nas comunidades

Desde que assumiu mandato como vereador, Rinaldo Júnior (PRB) demonstrou preocupação com as áreas de risco existentes nas comunidades. Ainda mais nesta época do ano quando se sabe que o período de chuvas se aproxima. Segundo ele, durante uma reunião entre meteorologistas do Nordeste em Natal (RN), foi constatado que existe a possibilidade de aumento de 50% no volume de chuvas em Pernambuco. “Notícia preocupante para moradores da cidade. O Recife tem 65% de se território em áreas de encostas ou ladeiras, sem contar com os 16 mil pontos de risco. Em 2017 duas pessoas em Dois Unidos morreram em virtude de deslizamentos e milhares de outros tiveram de sair de suas casas”.

O vereador chamou a atenção para a necessidade de limpar canais, canaletas, podação de árvores nas áreas de morros, construir muros de arrimo. Tomar providências antes das chuvas. Ele disse que consultou o Portal da Transparência para fazer levantamento dos investimentos nessas obras. “O que nos preocupa é saber se o volume de investimentos é compatível com o aumento previsto de 50% a mais nas chuvas. Se vai dar conta. Vamos ficar vigilantes, visitando esses pontos de risco e ouvindo a população. É preciso criar mecanismo pra evitar mortes”.

Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara do Recife, lembrou que em audiência pública realizada ano passado na Casa, a URB informou que foram repassados cerca de R$ 125 milhões para eliminação de 127 pontos de risco e outras obras como drenagem, pavimento, muros de arrimo em comunidades da Via dos Carneiros, da Cohab, e outros estão recebendo obras. “Trata-se de um olhar voltado para esses problemas, especialmente na prevenção”.

Almir Fernando (PCdoB) informou que vai realizar dia 29 deste mês outra audiência pública, nos moldes da do ano passado, para que a URB e a Defesa Civil possam dar esclarecimentos sobre o trabalho realizado e o que será feito. “Queremos saber aonde foram alocados as verbas que chegaram. Vamos dar oportunidade à gestão de dizer de onde sai o dinheiro para estas obras. Esperamos mais investimentos nas áreas de risco. Comunidades no Alto José Bonifácio, Morro da Conceição e adjacências sofrem com problemas de abastecimento de água”.

 

Em 28.02.2018 às 17h08.