Rinaldo Junior anuncia sanção de lei que protege direitos de terceirizados

O vereador Rinaldo Junior (PSB) anunciou que foi sancionada a lei número 18.626 / 2019, originada em projeto de lei de sua autoria, que trata da contratação de serviços terceirizados no âmbito dos Poderes Públicos do município do Recife. "A lei obriga as empresas prestadoras de serviços terceirizados à administração pública municipal a comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários", afirmou o parlamentar, na reunião ordinária desta terça-feira (24).

“Esta é uma notícia muito boa para as pessoas que realizam serviços terceirizados. É uma conquista gigantesca para os trabalhadores, que sofrem porque as empresas nem sempre resguardam os direitos desses trabalhadores”, afirmou o parlamentar.

“O objetivo do meu projeto de lei, que agora virou lei, é determinar que os Poderes Públicos do município do Recife efetuem retenções nas parcelas pagas pela gestão municipal do Recife às empresas contratadas para prestação de serviços terceirizados, para a provisão de encargos trabalhistas relativos a férias, abono de férias, décimo terceiro salário, multa do FGTS, dispensa sem justa causa, bem como para a incidência dos encargos previdenciários, sociais e FGTS sobre férias, abono de férias e décimo terceiro salário”, esclareceu.

Rinaldo Junior esclareceu que, como não era possível inserir tal ordenamento jurídico em leis existentes, em especial na Lei de Licitações, fazia-se necessária a criação de uma lei específica para atender aos objetivos dos terceirizados.  “A lei  visa evitar o atraso injustificável de verbas trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços nos Órgãos da Administração Pública Municipal do Recife por parte das empresas contratadas”.

Segundo o vereador, é recorrente por parte das empresas terceirizadas que possuem contratos de prestação de serviços o atraso ou o não recolhimento de verbas trabalhistas (a exemplo do FGTS) e previdenciárias desses trabalhadores, mesmo com o repasse de verbas públicas para o cumprimento dessas obrigações.


Em 24.09.2019, ás 16h15.