Rinaldo Júnior chamou atenção para projeto da Vila Naval, em Santo Amaro

Ao ocupar a tribuna durante a realização do Projeto Câmara nos Bairros, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) chamou a atenção para uma audiência pública que a Câmara Municipal do Recife realizará no dia 20 de outubro para debater o Plano Específico Santo Amaro Norte, que é o projeto de requalificação urbanística da Vila Naval. Ele disse que a iniciativa da audiência é de sua autoria, subscrita pelos vereadores Ivan Moraes (PSol) e Alcides Teixeira Neto (PRTB). “Quero aproveitar para convidar a comunidade de Santo Amaro, pois esse projeto é muito importante para todos”,disse.

O projeto de requalificação urbanística da Vila Naval é complexo e envolverá uma área muito grande, delimitada pelas avenidas Norte e Agamenon Magalhães e o estuário do rio Capibaribe. “Na audiência pública, a Câmara vai debater com a sociedade os possíveis benefícios  ou prejuízos que as obras podem trazer para a comunidade. Vamos discutir as soluções e os encaminhamentos e por isso é importante a participação da comunidade. Quero deixar registrado que a audiência será a oportunidade que a Câmara está dando à população de debater um projeto que pode alterar sua vida. A Prefeitura do Recife anunciou esse projeto sem dar essa oportunidade ao povo”, criticou.

O vereador Ivan Moraes pediu um aparte para alertar que o projeto de requalificação vai impactar na vida da população, mas que  ele nasceu do interessa da Marinha, que é dona do terreno e quer vender as casas. “Qualquer projeto que venha a realizar naquela área terá que atender a parâmetros urbanísticos específicos. Na área não se pode construir prédios ou mudar a regulamentação fundiária apenas para favorecer construtores para dar origem a empreendimentos. O projeto da Vila Naval pode ser espetacular para Santo Amaro, mas também pode ser uma tragédia. O nosso desafio é muito grande”, observou.

O plano envolve Zonas do Ambiente Natural, de Ambiente Construído, zonas Especiais de Preservação Histórica, de Interesse Social, de Dinamização Econômica e Centro Principal. Alcides Teixeira também pediu um aparte. “Fizemos a proposição da audiência pública em conjunto porque será uma oportunidade para que todos participem. Nós já tivemos reuniões para analisar o projeto e colocamos alguns pontos essenciais. Teremos que ter resposta para duas questões fundamentais: para onde serão relocadas as famílias com a execução do projeto Vila Naval? São mais de 1 mil famílias que terão que sair de suas casas para a construção do projeto. A outra questão é: esse projeto vai gerar empregos e, em caso positivo, a população afetada será priorizada? Os vereadores só votarão o melhor para nosso bairro”, garantiu Teixeira.


Em 26.09.2017, às 17h05.

registrado em: 1reuniaocmnosbairros