Rinaldo Júnior cobra entrega de equipamentos à Guarda Municipal

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) abordou o tema da segurança pública ao subir à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (19). De acordo com ele, houve atrasos na entrega de equipamentos – como coletes, fardamentos e identificações profissionais – à Guarda Municipal da cidade. O parlamentar ainda comentou uma medida recente do Governo do Estado – que, segundo Rinaldo Júnior, cedeu sete policiais militares para a segurança do Prefeito.

Ao plenário, o vereador disse que os materiais foram prometidos em uma reunião com o secretário de Segurança Urbana do Recife. Uma parte da promessa – a entrega de coletes antes do período carnavalesco – chegou a ser cumprida. “No dia 10 de fevereiro, eu tive a oportunidade de estar com o ilustre secretário, que nos recebeu de forma solícita e prometeu aos guardas que o problema dos coletes seria resolvido antes do carnaval. Cedi elogios por ele ter feito o que prometeu. Logo em seguida, seriam entregues mais 200 coletes, fardamentos e as identidades profissionais. Mas 60 dias se passaram e esses guardas continuam sem esses equipamentos.”

O aumento de policiais militares na equipe de segurança do Prefeito recebeu críticas de Rinaldo Júnior. “Ontem, fui surpreendido pela notícia de que a cessão de policiais para fazer a segurança da Prefeitura do Recife passou de 14 para 21. Pensei que seria uma forma encontrada pelo governo para ajudar o Recife. Mas essa transferência foi exclusivamente para fazer a segurança do Prefeito.”

Guarda municipal, o vereador Ricardo Cruz (PPS) defendeu em um aparte o fortalecimento da corporação e seu uso para garantir a segurança do município. “Pela Lei Federal, a Guarda já deveria estar formada, capacitada e armada. Há pessoas sendo assaltadas com facas e garrafas nos parques. Recife é a capital mais bonita do Nordeste e está passando por uma situação como essa. Eu me pergunto por que isso acontece. É só implementar a Lei que vai diminuir o índice de violência. Apenas câmeras de segurança não vão resolver. Tem que colocar o efetivo na rua.”

Vice-líder da gestão na Câmara, o vereador Eriberto Rafael (PTC) fez uso da palavra para frisar a importância do tema. Ele afirmou que vai procurar respostas para as demandas da Guarda.“Esse não é o expediente do secretário Murilo Cavalcanti. Pode contar com minha colaboração como vice-líder do governo para cobrar uma resposta e saber o que aconteceu. A questão da segurança pública tem que ser tratada com seriedade. Está sendo feito um trabalho tanto no Recife quanto no Estado e já houve uma diminuição no número de assaltos. Vamos procurar também fazer com que o secretário estadual escute a Comissão de Segurança desta Câmara. Espero que toda a bancada possa contar com esse debate.”

Em 18.04.2017, às 16h48