Rinaldo Junior defende contratação de profissionais de Educação Física

Duas propostas de lei, o PLO 32/19 votado hoje (16), na Câmara do Recife e aprovado, e o 31/19 que deverá ser votado em 2020, ambos de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), propõem respectivamente a existência da Semana Municipal do Profissional de Educação Física e a contratação de profissionais da educação física para atuar nas escolas da rede municipal. O autor dos projetos explicou que a semana vai chamar a atenção da sociedade para a importância do assunto e o segundo contrata profissionais qualificados para exercer essa tarefa. “Hoje as aulas são ministradas por pedagogos cuja formação não é em educação física”.

André Régis (PSDB)  concorda com a proposta do colega mas ressaltou que as escolas da rede municipal não têm quadras. Disse que fez ano passado pesquisa junto ao Conselho de Educação para ver quais escolas teriam quadras poliesportivas ou bolas para jogos, e elas não existem.Segundo ele, isso fere os direitos humanos dos estudantes, que custam cerca de R$ 1 mil por mês para os cofres públicos, cada aluno. Citou o exemplo da Escola Manoel Torres, em Boa Viagem, entregue recentemente e que não tem quadra.

Almir Fernando (PCdoB) disse que no Córrego José Grande, Zona Norte da cidade, as quatro escolas não têm quadras para esportes e isso faz diferença na vida dos alunos. Ele sugeriu que a Prefeitura fizesse uma quadra coletiva, a exemplo da que já existe no Córrego José Bonifácio. Aline Mariano (PP) achou a iniciativa muito boa, especialmente por contratar profissionais da área, em época de desemprego alto. Informou que há no Congresso uma proposta semelhante a esta, mas que, mesmo quando aprovada, deixa aos municípios a regularização da lei e nem sempre é regulamentada. “Não há ainda obrigatoriedade de contratação de profissionais de Educação Física nas escolas da rede”.

 

Em 16.12.2019 às 16h49.

registrado em: rinaldo junior