Rinaldo Júnior defende paralisação dos garis

Na última sexta-feira (07), a suspensão do trabalho dos coletores resultou no acúmulo de lixo pelas ruas do Recife. E na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) falou da importância de parar o serviço em protesto para pedir melhores condições trabalhista. Presidente da Força Sindical de Pernambuco, o parlamentar abordou ainda as motivações para o interrompimento as atividades.

Segundo o parlamentar, a decisão de alterar o formato das equipes de coleta foi tomada sem a concordância dos mais interessados pela modificação: os garis. “Elas são compostas por três coletores e um motorista. Com a mudança, que sugere a redução de um trabalhador, paira a incerteza de manter-se empregado”.

Após os três dias de paralisação, os trabalhadores retomaram as atividades depois de conseguirem a suspensão do Termo de Interdição realizado pelo Ministério do Trabalho, que proíbe os garis de fazerem a coleta de lixo na carroceria dos caminhões caçambas. “Quero agradecer e parabenizar Roberto Gusmão, presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que com muita sensibilidade entrou com uma ação e conseguiu derrubar essa decisão que iria prejudicar vários trabalhadores e causar tanto desemprego. É algo que é considerado por nós uma vitória. Trabalhadores unidos jamais serão vencidos”.

Em 10.04.2017, às